A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica ...
A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License