Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das tur ...
Este artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das turmas de ensino regular observada tem como regente a professora responsável pelo projeto; a outra tem como titular outra professora do corpo docente da escola, a qual tem alunos frequentando o citado projeto. Os resultados apontam para o fato de que tal proposta, tal como está sendo desenvolvida, vem alcançando bons resultados relativos às aprendizagens das crianças por vários fatores, entre os quais: ambiente alfabetizador atraente e didática produtiva; entretanto, constata-se que sua abordagem teórico-metodológica precisa ser estendida para as salas de aula de ensino regular. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License