Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, ...
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License