Escola do campo e educação integral: concepções por meio do Programa Mais Educação
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Date
2013Author
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Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho estudo as concepções que professores e funcionários têm sobre a Educação Integral desenvolvida por meio da ampliação do tempo escolar via Programa Mais Educação (PME). Este programa integra as ações de uma escola do campo pública da zona rural de um município da região metropolitana de Porto Alegre desde o ano de 2012. Visto que é na escola que acontecem à coexistência dos sujeitos socioculturais, como igualmente o ingresso à diversidade de experiências que envolvem a proposta cu ...
Neste trabalho estudo as concepções que professores e funcionários têm sobre a Educação Integral desenvolvida por meio da ampliação do tempo escolar via Programa Mais Educação (PME). Este programa integra as ações de uma escola do campo pública da zona rural de um município da região metropolitana de Porto Alegre desde o ano de 2012. Visto que é na escola que acontecem à coexistência dos sujeitos socioculturais, como igualmente o ingresso à diversidade de experiências que envolvem a proposta curricular se faz necessária à articulação desse conhecimento com os saberes da vida prática, senso comum e as diferentes formas de linguagem tão rica no contexto da escola do campo. O estudo justifica-se pela importância que a ampliação do tempo escolar passa a ter no âmbito das políticas educacionais, contemplando as escolas do campo e a necessidade de compreensão e aprofundamento do tema. O universo da pesquisa envolveu, como atores professores e funcionários que trabalham diretamente nas ações do PME. A metodologia de pesquisa utilizada levantou opiniões, percepções e expectativas dos sujeitos pesquisados por meio de instrumentos que apontaram a necessidade da escola estruturar as ações do PME de modo a dialogar com o currículo, professores e funcionários. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Collections
-
Humanities (1949)
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