Identidades docentes : reflexões sobre ser professor na escola integral
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as ...
Os projetos atuais de Educação Integral apresentam desafios para os educadores neles envolvidos. Através de entrevistas e da observação da prática de três professores que vivenciam este momento de estruturação do projeto em sua escola, analiso os principais temas trazidos por eles – a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas. Proponho uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas pelos professores pertinentes a constituição de suas identidades, dialogando com algumas idéias de Antônio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, reconhecendo no contexto da Educação Integral um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License