Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Xavier, Cibele dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-01T01:54:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88073 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação. | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000910262 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Integral Integrada | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)