Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o assunto da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Busca identificar a construção de práticas pedagógicas autônomas no âmbito escolar dentro de uma perspectiva de educação integral, e, para tal fim, analisa dois projetos desenvolvidos numa escola municipal situada na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS, a saber: Contação de Histórias e Oficina de Robótica, inseridos no programa “Cidade Escola”, um programa municipal de ampliação da ...
Este artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o assunto da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Busca identificar a construção de práticas pedagógicas autônomas no âmbito escolar dentro de uma perspectiva de educação integral, e, para tal fim, analisa dois projetos desenvolvidos numa escola municipal situada na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS, a saber: Contação de Histórias e Oficina de Robótica, inseridos no programa “Cidade Escola”, um programa municipal de ampliação da jornada escolar que é desenvolvido no turno da tarde. Utilizando os conceitos de autonomia em Paulo Freire e Kant, que combinam liberdade de ação, reflexão, uso da razão, diálogo e solidariedade, a pesquisa apontou para a articulação de tempos e espaços ampliados comprometidos com a inclusão e emancipação dos sujeitos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License