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dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCosta, Adriana S.pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:25Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88062pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute questões pertinentes ao campo dos estudos de gênero e as relações de poder que estão atreladas a este tema. Mais precisamente, analisa as relações de gênero existentes dentro de uma escola agrícola localizada na cidade de Viamão/RS. Tem como questões centrais as perguntas: o que leva, na contemporaneidade, que meninas queiram estudar em uma escola caracterizada por um currículo historicamente masculino? Como elas percebem as relações de gênero dentro desse espaço? O trabalho de campo, caracterizado como um estudo de caso, é constituído por sete entrevistas com alunas e uma entrevista com a diretora da escola. Percebeu-se através das entrevistas que, lentamente, algumas alunas estão ‘transgredindo’ certos pressupostos da ordem estabelecida, fazendo com que se repensem práticas curriculares numa instituição em que o currículo ainda privilegia o sujeito masculino.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.titleVivências e desafios de alunas meninas em uma escola agrícola de turno integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910276pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


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