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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorPassos, Luís Otávio Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8784pt_BR
dc.description.abstractEste memorial apresenta uma reflexão sobre as principais motivações que nortearam um conjunto de cinco obras: Cores; Orbitais; Ar: em movimento, em profundidade; Feixe de luz, desolado e turvo, no anoitecer; Ressonâncias Temporais, mostrando como as motivações se desenvolveram a partir do referencial teórico e como elas foram transformadas e realizadas no contexto de cada obra. Essas motivações se constituem pela forma em evolução; pela harmonia que evoca regiões com pólos e regiões modulatórias; e pelo grupo de personagens. A forma em evolução é criada a partir do modelo visual de uma bromélia e de algumas obras de Salvatore Sciarrino; a harmonia é organizada através de campos harmônicos construídos a partir da proposta de estrutura estática e dinâmica de Boulez, e também através de cadeias desenvolvidas a partir de obras de György Ligeti e Henry Cowell; e o conceito de Elliott Carter para o grupo de personagens é realizado por um caminho técnico particular. As duas primeiras motivações são comuns a todas as obras do portfólio de composições, enquanto o grupo de personagens é comum às três últimas obras.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a discussion on the motivations that guided the composition of a set of five pieces: Colors; Orbitals; Air: in movement, in depth; A ray of light, desolated and muddy, in the sunset; Temporal Ressonances. It shows how the motivations were developed from theoretical references and how they were transformed by and applied to each new piece context. These motivations are: (1) form in evolution; (2) specific use of harmony to evoke harmonic regions with centers and modulatory harmonic regions; and (3) character-groups. Form in evolution is modeled on the visual model of a bromelia and also on some of Salvatore Sciarrino's pieces; harmony is organized through harmonic fields derived from pierre Boulez's concept of dynamic/static structures; it is also organized in chains that take the works of György Ligeti and Henry Cowell as examples; finally, Elliott Carter's concept of character-groups is put to a particular use in this set of compositions. The first two motivations are found in all five pieces discussed here, while the character-groups are found in the last three pieces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectHarmonyen
dc.subjectCharacter-groupsen
dc.subjectCompositional proceduresen
dc.subjectMusical structureen
dc.titleMotivações e procedimentos estruturantes em um conjunto de cinco obras : memorialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000589027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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