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dc.contributor.advisorThys, Roberta Cruz Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Samantha Zucattipt_BR
dc.date.accessioned2014-02-21T01:50:38Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87552pt_BR
dc.description.abstractEste presente trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas, sensoriais e térmicas de massas de pizza sem glúten e sem lactose, elaboradas com farinha de arroz, inhame e quinoa. Foram desenvolvidas quatro formulações alterando as proporções entre as farinhas de arroz, inhame e quinoa, que foram analisadas frente à umidade, proteínas, lipídeos, cinzas, fibra alimentar e carboidratos. Ainda, foram realizadas a análise sensorial, através da avaliação dos atributos de cor, aparência, textura, sabor, odor, aceitação global e intenção de compra e o shelf life, através do índice de retrogradação (IR), medido via calorimetria diferencial de varredura (DSC). Os resultados obtidos demonstraram que a formulação FM2 (80% de farinha de arroz, 10% de farinha de inhame e 10% de farinha de quinoa) obteve os melhores resultados, com teor proteico de 8,22% e de cinzas 2,68%, maior vida útil de prateleira, shelf life (IR=9,247), custo de R$ 2,31/250g, considerando somente a mescla de farinhas, e com índice de aceitação maior que 76% para todos os atributos sensoriais avaliados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGlutenpt_BR
dc.subjectLactosept_BR
dc.subjectPizzapt_BR
dc.titleUtilização de mesclas de farinhas de arroz, Inhame e quinoa na elaboração de disco de pizza pré assado sem glúten e sem lactosept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFlôres, Simone Hickmannpt_BR
dc.identifier.nrb000910320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Alimentospt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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