Ensaios sobre educação no Brasil : igualdade de oportunidades e rendimentos dos egressos das universidades públicas
dc.contributor.advisor | Pôrto Júnior, Sabino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Alcalde, Bernardo Frederes Krämer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T01:51:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87425 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é formada dois ensaios com temas vinculados à educação. O primeiro ensaio investiga a evolução das desigualdades de oportunidades educacionais no Brasil sob o prisma das etnias e dos gêneros, com base na concepção de John Roemer (1998) de Igualdade de Oportunidades. Para quantificar a desigualdade são utilizados os índices de dissimilaridade de Yalonetzky (2010) aplicados aos microdados da PNAD de 2011. Para a amostra estudada, os resultados apontaram para a redução da desigualdade de oportunidades educacionais na dimensão étnica e para seu aumento, no âmbito dos gêneros, ao longo dos anos. O segundo ensaio busca avaliar o impacto da universidade pública sobre o seu egresso, medido principalmente sob a forma de rendimentos do trabalho. Através de modelos baseados na Equação de Mincer (1974), buscou-se verificar os principais determinantes da renda do egresso, utilizando-se, para tanto, uma amostra de dados de egressos da UFRGS. A análise apontou para conclusões que levam a crer que o diploma da universidade pública não é suficiente para, em termos de rendimento, compensar discriminações existentes no mercado de trabalho analisado. Outra contribuição do ensaio foi apontar, para algumas áreas do conhecimento, a remuneração média, a incidência de desemprego, a relevância atribuída pelo egresso à formação recebida e seu vínculo à atividade profissional exercida. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is composed by two essays whose subjects are linked with education. The first one investigates evolution of the inequalities of opportunities of education in Brazil, through ethnical and genre prism, using the Opportunities Equality framework proposed by Roemer (1998). To quantify inequality, the dissimilarities indexes are used on PNAD 2011 data. The results pointed to a reduction of opportunity inequality in ethnical types, while it detected an increase in inequality for the gender types. The second essay aims to assess the impact of the public university in Brazil on its graduated, understood mainly as his wage. Using econometric specifications based on Mincer (1974), the study tried to find out the main determinants of graduated earnings, using a sample of graduated from UFRGS. The analysis suggested that the public university's diploma is not enough to compensate the discrimination existing in the studied labor market. Another contribution of this essay was to point, for some knowledge areas, the mean earnings, the unemployment rates, the relevance attributed by the graduated to the received education and its links with his professional career. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Economics of education | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Educational equality of opportunities | en |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Dissimilarity index | en |
dc.subject | Economia da educação | pt_BR |
dc.subject | Public university and earnings | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Ensaios sobre educação no Brasil : igualdade de oportunidades e rendimentos dos egressos das universidades públicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000910028 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Applied and Social Sciences (6071)Economics (1102)