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dc.contributor.advisorFreitas, Henrique Mello Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Ricardo Simmpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:50Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8638pt_BR
dc.description.abstractOs investimentos em Tecnologia da Informação (TI) precisam ser estudados com maior cautela. No entanto, a decisão de compra deste tipo de bem passa por uma série de reflexões, algumas destas vão além de uma avaliação puramente racional. As etapas e a relação existente entre os agentes envolvidos em um processo de compra tornam a decisão bastante complexa e baseada fundamentalmente em percepções. Assim, é objetivo desta dissertação identificar atributos que influenciam na decisão de compra corporativa de software. Para tanto, dividiu-se o estudo em duas etapas principais. Em um primeiro momento, foram realizadas entrevistas em profundidade junto a 7 executivos da área comercial de 6 empresas de TI, selecionadas em função da variedade de clientes e das políticas de comercialização. Neste estágio, tratou-se sobre a condução de negociações e sobre a forma como estes executivos identificavam atributos levados em consideração pelos seus prospectos/clientes. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso em uma das empresas fornecedoras consideradas na primeira etapa, ocasião na qual foi possível investigar negociações específicas mantidas com 7 clientes. Baseou-se, para tanto, em entrevistas em profundidade, análise dos materiais e documentos trocados e sondagens com vendedores responsáveis. Como resultados, foram elencados atributos relevantes na decisão de compra de software (na visão de clientes e fornecedores), os quais contribuíram, para a definição de um modelo de decisão de compra. Ao final, são feitas algumas considerações sobre a aplicação do modelo, bem como são tecidas algumas considerações sobre a abrangência do estudo e suas limitações.pt_BR
dc.description.abstractIt is well known that investments in Information Technology (IT) need to be studied carefully. However, the acquisition decision for this kind of product comes through several reflections, some of which go beyond a pure rational evaluation. The steps and relations between the actors involved in an acquisition process make the decision complex and based fundamentally in perceptions. In this context, the goal of this research is to identify aspects that influence the decision of software buying in corporative acquisitions. To achieve this purpose, the study was divided in two main stages. At first, in-depth interviews with 7 executives from the commercial areas of 6 IT companies were carried out. The companies were chosen based on the variety of clients and commercial policies. At this stage, the focus was kept on negotiation process and on the ways that these executives identified aspects considered by their prospects and clients. Later, a case study was developed in one of the IT companies considered in the first stage of this study, occasion in which it was possible to investigate specific negotiations carried out with 7 clients. This part was based on in-depth interviews, material and document analysis and contact with the sales team. As results, relevant aspects of software adoption decision (from seller and buyer’s point of view) were found. These aspects contributed the conception of the decision of adoption model. At the end, some considerations were made about the application of the model and about the study’s field and limitations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBuying processen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectIT buyingen
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectCorporate buying behavioren
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleProcesso de compra corporativa de software : um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000584624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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