Mostrar el registro sencillo del ítem
Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração
dc.contributor.advisor | Santos, Eduardo Ribas | pt_BR |
dc.contributor.author | Mondadori, Mauricio Grazziotin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:16:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/8551 | pt_BR |
dc.description.abstract | O emprego de aplicações baseadas em abordagens de ensino e aprendizagem centradas no estudante e auxiliadas por computador tem-se intensificado na área de Administração nos últimos anos. Entretanto, para aplicações em Administração, são poucos os estudos aprofundados sobre o tema, sobretudo em relação ao desenvolvimento de ambientes de aprendizagem efetivos. O objetivo desta pesquisa é a elaboração de um framework composto de um conjunto de princípios para a construção de ambientes complexos de aprendizagem, assim como a avaliação de sua aplicabilidade para o ensino na área de Administração. Com base em uma revisão de estudos existentes, foi proposta uma síntese de princípios. A partir destes, foi construído um protótipo de ambiente complexo de aprendizagem aplicado à área de Empreendedorismo. O protótipo foi avaliado por dois especialistas da área de sistemas de informação e dois da área de Empreendedorismo. Como resultado da avaliação, concluiu-se que o framework proposto representa uma base plausível para o desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem em Administração. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of technology supported student-centered teaching and learning approaches have been increased in the field of management in the last years. However, there are few studies that focus on the development of effective learning environments. The objectives of the present research are both to elaborate a framework with a set of principles for designing complex learning environments and to evaluate whether this framework is applicable to teach management. A set of principles was proposed based on literature review. Then a complex learning environment prototype to teach Entrepreneurship was built based on these principles. Two Information Systems experts and 2 Entrepreneurship experts evaluated the prototype. The results indicated that the framework is a good support for designing complex learning environments to teach management. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Framework | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000580333 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6061)Administración (1951)