Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Tipo
Outro título
Education and professional experience in the context of a Regional Management Board
Educación y experiencia profesional en el marco de un Consejo de Administración Regional
Assunto
Resumo
Este estudo teve como objetivos analisar o protagonismo exercido pelos enfermeiros no Colegiado de Gestão Regional - COGERE a partir de sua formação acadêmica e compreender as tecnologias utilizadas por eles no seu processo de trabalho. Trata-se de estudo de caso com doze gestores do COGERE. Os dados foram coletados através das entrevistas e analisados mediante análise temática. A formação do enfermeiro se embasa no modelo biomédico, cujo núcleo de conhecimento mobiliza tecnologias duras e leve ...
Este estudo teve como objetivos analisar o protagonismo exercido pelos enfermeiros no Colegiado de Gestão Regional - COGERE a partir de sua formação acadêmica e compreender as tecnologias utilizadas por eles no seu processo de trabalho. Trata-se de estudo de caso com doze gestores do COGERE. Os dados foram coletados através das entrevistas e analisados mediante análise temática. A formação do enfermeiro se embasa no modelo biomédico, cujo núcleo de conhecimento mobiliza tecnologias duras e leve-duras, porém insuficiente para tecnologias leves. A atuação dos enfermeiros no campo da gestão em saúde requer maior constituição da noção de corresponsabilidade entre o aparelho formador e serviços de saúde, com implicação recíproca entre ensino, gestão, atenção e participação social. ...
Abstract
This study aimed to analyze the nurses’ role in a Regional Management Board - COGERE from their academic formation and understand the technologies used by them in their work process. It is a case study with twelve administrators from COGERE. Data were collected through interviews and analyzed using thematic analysis. The nursing academic formation was grounded in the biomedical model, which mobilizes hard and light-hard technologies, but not enough to hard technologies. The role of nurses in th ...
This study aimed to analyze the nurses’ role in a Regional Management Board - COGERE from their academic formation and understand the technologies used by them in their work process. It is a case study with twelve administrators from COGERE. Data were collected through interviews and analyzed using thematic analysis. The nursing academic formation was grounded in the biomedical model, which mobilizes hard and light-hard technologies, but not enough to hard technologies. The role of nurses in the field of health management requires a greater incorporation of the concept of co-responsibility between the educational system and health services, with a reciprocal implication among teaching, management, attention, and social participation. ...
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo analizar el papel desempeñado por enfermeros en un Consejo de Administración Regional – COGERE a partir de su formación académica y comprender las tecnologías utilizadas por ellos en su proceso de trabajo. Se realizó un estudio de caso con 12 miembros del COGERE. Los datos fueron recogidos através de entrevistas y analizados mediante análisis temático. La formación de enfermería se basa en el modelo biomédico, que moviliza el conocimiento básico de las tecnología ...
Este estudio tuvo como objetivo analizar el papel desempeñado por enfermeros en un Consejo de Administración Regional – COGERE a partir de su formación académica y comprender las tecnologías utilizadas por ellos en su proceso de trabajo. Se realizó un estudio de caso con 12 miembros del COGERE. Los datos fueron recogidos através de entrevistas y analizados mediante análisis temático. La formación de enfermería se basa en el modelo biomédico, que moviliza el conocimiento básico de las tecnologías duras y blandas-duras, pero insuficiente a las tecnología blandas. El papel de los enfermeros en el ámbito de la gestión en salud requiere una mayor incorporación del concepto de corresponsabilidad entre el aparato educativo y los servicios de salud, con la implicación mutua de la enseñanza, gestión, atención y participación social. ...
Contido em
Revista brasileira de enfermagem. Vol. 65, n. 5 (2012), p. 815-821
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License