A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação

Visualizar/abrir
Data
2005Tipo
Outro título
The teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation over
Assunto
Resumo
O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a ...
O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo. ...
Abstract
The current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to d ...
The current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to do that , some pedagogical problems were raised from the speeches of a group of 18 teachers characterizing the Physics Teaching from the analysis of papers published in this area, in past years in Brazil, which are registred in the last scientific events minutes and in periodicals from 2000 to 2004. The results prove the critical evaluation presented in the international literature. New ways to overcome this picture in Brazilian context can display a new agenda for the research in Physics Teaching that would include a partnership between researchers and teachers and new subjects of studying. ...
Contido em
Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42434)Ciências Exatas e da Terra (6316)
Este item está licenciado na Creative Commons License
