Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-01-01T01:52:48Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85168pt_BR
dc.description.abstractO estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to do that , some pedagogical problems were raised from the speeches of a group of 18 teachers characterizing the Physics Teaching from the analysis of papers published in this area, in past years in Brazil, which are registred in the last scientific events minutes and in periodicals from 2000 to 2004. The results prove the critical evaluation presented in the international literature. New ways to overcome this picture in Brazilian context can display a new agenda for the research in Physics Teaching that would include a partnership between researchers and teachers and new subjects of studying.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching-learning physicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeaching practiseen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectReserch on Physics Teachingen
dc.titleA prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation overen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000518596pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples