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dc.contributor.advisorHoppen, Norbertopt_BR
dc.contributor.authorLucht, Robert Rigobertpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:16:12Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8469pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, é de grande relevância compreender quais são os reflexos na qualidade da informação e nos serviços prestados ao cidadão que estão sendo provocados pelos investimentos públicos na implementação de novas tecnologias de informação (TI). A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o impacto de uma TI específica na percepção de valor dos usuários nos processos de trabalho no âmbito da Secretaria da Receita Federal (SRF). Neste sentido, este estudo é adequado ao tipo de organização escolhida, onde a segurança assume um papel muito importante. Com este enfoque, foi realizada uma revisão teórica dos diversos instrumentos existentes, no intuito de consolidar as principais dimensões de análise num modelo único que sirva de ferramenta à avaliação dos efeitos provocados pela implantação de uma nova tecnologia nessa instituição. Após, um estudo piloto foi desenvolvido em uma das diversas unidades da SRF para se verificar a validação do instrumento criado. Na continuidade, esta ferramenta foi utilizada em todas as unidades da Receita Federal, para examinar os efeitos gerados pela TI nesta organização pública. Posteriormente, foi realizada uma análise fatorial confirmatória mediante a utilização de modelagem de equações estruturais de maneira a confirmar a adequação do modelo de pesquisa construído. As conclusões do estudo apontam que este modelo atende satisfatoriamente aos objetivos propostos inicialmente. Adicionalmente, foi verificado também que a satisfação percebida com a TI para os funcionários da SRF é função direta da qualidade da informação e da produtividade proporcionadas por essa mesma TI. A partir desses resultados, ao final, são propostas sugestões a serem consideradas e incorporadas às políticas de Sistemas de Informação na SRF.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, it is very important to understand the consequences of the public investments on implementation of new information technologies (IT) on information quality and citizens services. The aim of this work is to evaluate the IT impact to improve the processes at Secretaria da Receita Federal (SRF), on users’ value perception. In this sense, this investigation is well suited to this organization, where Security plays a strategic role. With this focus, a theoretical review over various existing instruments was done in order to consolidate the main analysis dimensions in one unique model that allows measure new IT implementation effects. Thus, a pilot study was developed at one of the SRF offices to validate the builted instrument. This tool was, then, used in all SRF offices to examine IT effects in this public organization. In the sequence, a confirmatory factor analysis (CFA) was conducted using structural equation modeling (SEM) to confirm the suitability of created model. The reached results assist satisfactorily to the proposed objectives of this work. Additionally, it was also observed that IT users´ satisfaction (SRF employees) is a straight function of information quality and productivity produced by IT resources. At the end, suggestions are proposed in order to be considered and incorporate to the Information Systems policies at SRF.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.titleImpacto da tecnologia da informação na Receita Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000576586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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