Navegação Música por Assunto "Interpretação musical"
Resultados 1-18 de 18
-
Uma análise da digitação grafada nas Five Bagatelles de William Walton
(2004) [Dissertação]Este estudo tem por objetivo investigar a digitação de Julian Bream para as Five Bagatelles de William Walton, e suas possíveis implicações em uma execução ao violão. -
Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto : uma ánálise de gravações
(2014) [Dissertação]A presente pesquisa analisou diferentes gravações da peça Nosso Choro de Garoto, com o objetivo de levantar aspectos interpretativos semelhantes entre os intérpretes. A metodologia empregada contempla a escolha das gravações, ... -
O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
(2016) [Dissertação]O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ... -
"Boisinhos" e "Lobosinhos" de Heitor Villa-Lobos : o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética
(2012) [Tese]Este trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí ... -
Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
(2012) [Dissertação]Esse trabalho apresenta um auto-relato da construção da performance da obra Changes (1983) para violão de Elliott Carter, com uma análise estrutural e sua relação com as dificuldades encontradas ao longo do processo de ... -
A dialética das temporalidades na performance musical : uma interpretação de Cantéyodjayâ de Oliver Messiaen
(2013) [Tese]Esta tese parte da premissa de que, na tradição da musica ocidental escrita, a performance restitui a obra musical ao tempo e o intérprete, responsável por esse processo, deve compreender profundamente as temporalidades ... -
Estudo da expressividade musical dialógica no rudepoema de Heitor Villa-Lobos
(2016) [Tese]Este estudo da expressividade pesquisa a interpretação musical como uma construção dialógica, diálogo entre “duas consciências” próprias do dialogismo bakhtiniano. O expressivo em música como vivência dialógica considera ... -
O estudo do método de Fernando Sor e sua interação com a construção de uma interpretação para Sonata, op. 25
(2012) [Dissertação]O presente trabalho aborda a interação entre a utilização do Méthode pour la Guitare (1830) de Fernando Sor com o processo de construção de interpretação da Sonata op. 25, do mesmo autor. O trabalho foi norteado pela ... -
O estudo pour les octaves de Claude Debussy : um relato sobre a organização do processo de aprendizagem motora
(2005) [Dissertação]Este trabalho relata a organização do meu processo de aprendizagem motora do Estudo Pour les Octaves de Claude Debussy. Nele, são descritos o planejamento, a implementação e a avaliação da prática através do modelo tripartido ... -
Estudos de Sor e Brouwer : uma abordagem comparativa de demandas técnicas
(2005) [Dissertação]Neste trabalho, colocam-se em paralelo as abordagens didáticas de dois compositores reconhecidos da literatura do violão: Fernando Sor (1778-1839) e Leo Brouwer (1939). As obras escolhidas são os Vinte Estudos para violão ... -
Lendas Capixabas para violão de Carlos Cruz : uma edição crítico-interpretativa
(2014) [Dissertação]Lendas Capixabas (2000) para violão solo, do compositor brasileiro Carlos Cruz (1936-2011), é constituída por três movimentos que representam lendas do estado do Espírito Santo: Juparanã, O Frade e a Freira e Itabira. Esta ... -
O movimento armorial e os aspectos técnico-interpretativos do Concertino para violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe
(2014) [Dissertação]Guerra-Peixe, cuja obra “Concertino para violino e Orquestra de Câmara” é abordada nesta pesquisa, contribuiu para a formulação dos caminhos estéticos e estilísticos do Armorial. O Movimento Armorial promoveu a recriação ... -
Opções interpretativas nas Cartas celestes I de Almeida Prado : a flexibilidade na realização da notação
(2012) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa é realizar um memorial da construção de uma interpretação das Cartas Celestes I de Almeida Prado, que consiste em um relato das dúvidas interpretativas surgidas durante o processo de preparação ... -
A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental : uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso
(2008) [Tese]Este trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através ... -
A prática reflexiva no processo de construção da interpretação e performance da obra "Pattapiana" de Dimitri Cervo
(2017) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização da prática reflexiva na construção interpretativa da obra “Pattapiana” para flauta e orquestra de cordas do compositor brasileiro Dimitri Cervo. Para Finlay ... -
A sonoridade do violão na execução musical : um estudo sobre os seus aspectos formadores e análise de duas gravações das Quatro Peças Breves de Frank Martin
(2006) [Dissertação]A sonoridade é um aspecto importante para a execução violonística. Esse trabalho tem por objetivo estudar a sonoridade com um elemento da execução musical, entender os seus aspectos formadores dentro do âmbito técnico, ... -
A Suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre : um estudo técnico-interpretativo
(2014) [Dissertação]O presente trabalho fornece ferramentas técnico-interpretativas para a construção de uma performance da suíte Imágenes para violão do compositor argentino Carlos Aguirre. Através de uma análise estrutural das obras que ... -
As texturas do estilo concertante no primeiro movimento da sonata K.284 de W.A. Mozart
(2011) [Dissertação]Este trabalho apresenta a comparação entre excertos do primeiro movimento da Sonata K. 284 com trechos de obras de compostas no estilo concertante, com o objetivo de identificar texturas que sejam compartilhadas em ambos, ...