Navegação Letras por Assunto "Língua adicional"
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A aprendizagem de francês através de aplicativos para smartphone
(2017) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo descrever de que modo está sendo promovida a aprendizagem de idiomas, mais especificamente de língua francesa, através de aplicativos para smartphones. Os aplicativos, isto é, as aplicações ... -
Aquisição de acento primário em inglês por falantes de português : uma análise de derivações com sufixos não neutros via algoritmo de aprendizagem gradual - GLA
(2012) [Dissertação]Sufixos em língua inglesa são tradicionalmente divididos de acordo com a influência fonológica que exercem em derivações. Dessa forma, sufixos que não causam alteração fonológica alguma na base à qual se anexam são chamados ... -
A aquisição de morfema em inglês como L2 : uma análise dos padrões evolutivos através do BELC (Brazilian English Learner Corpus)
(2010) [Tese]Este trabalho aborda a aquisição de morfemas em inglês como L2 por aprendizes falantes de português brasileiro como L1 através do BELC – Brazilian English Learner Corpus – um corpus de aprendiz elaborado para os fins deste ... -
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
(2015) [Tese]A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de ... -
Caminhos dinâmicos em inteligibilidade e compreensibilidade de línguas adicionais : um estudo longitudinal com dados de fala de haitianos aprendizes de português brasileiro
(2019) [Tese]A presente tese tem como objetivo operacionalizar os construtos de “inteligibilidade” e “compreensibilidade” de Línguas Adicionais (LAs) à luz de uma concepção de desenvolvimento linguístico-cognitivo via Teoria dos Sistemas ... -
Canção : letra e música no ensino de português como língua adicional - uma proposta de letramento literomusical
(2014) [Tese]Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas materialidades, esta tese tem como ... -
A conscientização linguística como fundamento para uma abordagem plural no ensino de alemão-padrão em contextos de contato português-hunsrückisch
(2013) [Dissertação]Na década de 80, um programa intitulado Language Awareness (Conscientização Linguística) surgiu na Inglaterra a fim de contribuir com a aprendizagem da língua materna. Porém, logo em seguida, passou a ser integrado também ... -
Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
(2016) [Dissertação]O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço ... -
Curso de português como língua adicional em ambiente digital : de um design com mediação para uma versão autoformativa
(2018) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo descrever as adaptações do design de um curso em ambiente digital de português como língua adicional com mediação para uma versão autoformativa, bem como caracterizar como a mediação está ... -
Os descritores gerais e a progressão dos níveis de proficiência do exame CELPE-BRAS
(2019) [Tese]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) avalia e certifica, por meio de um único exame que integra produção oral e compreensão oral (Parte Oral) e produção escrita e leitura ou ... -
Do ideal ao possível : The Crazy Car Story : um relato interpretativo de um projeto em língua inglesa na educação infantil
(2014) [Dissertação]Apresente pesquisa está inserida no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na Educação Infantil e vincula-se à área de Linguística Aplicada; apresenta o relato interpretativo da construção do projeto didático ... -
Do testemunho de uma experiência na linguagem para uma reflexão enunciativa sobre o fazer linguístico implicado em aprender e ensinar português como língua adicional
(2014) [Dissertação]Esta dissertação tem como escopo de análise a enunciação que ocorre em sala de aula de português como língua adicional. A configuração do corpus se dá em forma de um testemunho dado pela pesquisadora, que se colocou como ... -
O ensino-aprendizagem interativo e colaborativo de FLE na escola
(2011) [Tese]Este trabalho considera que há práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto escolar que podem contribuir para uma reflexão teórica cujos desdobramentos enriquecerão não só projetos de ... -
O ensino de língua inglesa para alunos da educação infantil em Porto Alegre : uma leitura crítica acerca do uso da linguagem, do letramento e de crenças
(2010) [Dissertação]Ao longo das últimas décadas, foi crescente e notório o aumento de escolas de educação infantil em nosso país. Expandiu-se, em igual proporção, o número de turmas da educação infantil em escolas regulares, já que a própria ... -
Eventos de formação de professores de português como língua adicional : a organização das práticas e as trajetórias de participação em um estudo interpretativo sobre aprender a ensinar
(2018) [Tese]O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar práticas de formação e trajetórias de participação de professores de português como língua adicional no âmbito do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) na ... -
“Um Everest que eu vou ter que atravessar” : formação de professores para o ensino de inglês acadêmico no programa idiomas sem fronteiras
(2017) [Dissertação]O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) promove ações para o ensino e a aprendizagem de idiomas com intuito de fortalecer a internacionalização das universidades e a formação de professores de línguas, pois são os alunos ... -
Fazer avaliar na construção do participante competente em sala de aula
(2012) [Tese]Esta pesquisa investiga como os participantes se constituem e são constituídos competentes no fazer sala de aula, observando o fazer avaliar na fala-em-interação institucional de sala de aula. Os dados foram gerados em um ... -
A formação do professor para o ensino de língua adicional em ambientes digitais com docência compartilhada
(2014) [Dissertação]Nesta pesquisa, trato de dois temas principais: ensino de línguas adicionais em ambientes digitais e formação de professores. Esses dois temas serão discutidos com base em dados gerados durante a atuação de docência ... -
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
(2016) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. ... -
A (im)proficiência em língua estrangeira : do resumo à tradução, os movimentos da interpretação
(2012) [Dissertação]A presente pesquisa investiga processos de leitura e interpretação produzidos no interior de provas de proficiência em espanhol como língua estrangeira. O objetivo deste estudo é compreender como o sujeito-leitor significa ...