Navegação Letras por Assunto "Língua adicional"
Resultados 21-40 de 47
-
Instrução explícita de pronúncia em português como língua adicional para hispanofalantes : efeitos na produção e na inteligibilidade local de /s/ e /z/
(2023) [Dissertação]Em aliança com uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (SDC) (BECKNER et al, 2009; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN, 2015; LARSEN FREEMAN, 2017; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LOWIE; VERSPOOR, 2015) ... -
Letramento e alfabetização : práticas que se cruzam na construção da leitura e da escrita em uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização em português e espanhol
(2012) [Tese]Esta pesquisa busca compreender a constituição do letramento em língua portuguesa e em espanhol, como língua adicional, na escola municipal de Ensino Fundamental Cinderela, no ciclo de alfabetização, no município de Santa ... -
Lições de sintaxe do português brasileiro para estrangeiros
(2014) [Dissertação]Este trabalho se insere no âmbito da Teoria e Análise Linguística, bem como no do Ensino de Português como Língua Adicional, área que vem crescendo constantemente no Brasil, e que necessita, cada vez mais, de estudos ... -
Mecanismos de otimização para um Learner's Dictionary do inglês para aprendizes brasileiros
(2013) [Dissertação]Os Dicionários de Aprendizes de Inglês [English learner’s dictionaries] (ELDs), que representam uma importante ferramenta para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE), destacam-se por sua preocupação ... -
Orientações curriculares e pedagógicas para o nível avançado de português como língua adicional
(2013) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo sistematizar orientações curriculares e pedagógicas para o nível avançado de português como língua adicional (PLA) embasadas na concepção de uso da linguagem como prática social (CLARK, 2000), ... -
Panorama do ensino de língua alemã para alunos da educação infantil na Região Metropolitana de Porto Alegre
(2015) [Dissertação]O presente trabalho aborda o ensino de alemão como língua estrangeira para crianças da Educação Infantil (EI) e foi motivado pela escassez de estudos brasileiros específicos sobre o ensino de alemão. Os princiais objetivos ... -
O papel da experiência linguística na relação entre alcance de memória de trabalho e compreensão leitora
(2012) [Dissertação]O ato de ler é, em larga medida, determinado pelo funcionamento da Memória de Trabalho de um indivíduo, dado que esse mecanismo cerebral encarrega-se de reter na memória as informações que são processadas pouco a pouco a ... -
Percepção de oclusivas não vozeadas sem soltura audível em codas finais do inglês (L2) por brasileiros : o papel do contexto fonético-fonológico, da instrução explícita e do nível de proficiência
(2013) [Dissertação]Este estudo pretendeu verificar como aprendizes de inglês (L2) do sul do Brasil percebem, em termos de ponto de articulação, consoantes plosivas surdas sem soltura audível em codas simples finais de palavras do inglês. A ... -
Percursos de leitura em FLE a distância
(2012) [Dissertação]Esta pesquisa propõe uma análise do uso de ferramentas digitais, em especial do mapa mental, através de uma abordagem sócio-interacionista da leitura em FLE - Francês como língua estrangeira - como alternativa diferenciada ... -
A perspectiva dos examinadores sobre o uso da grade de avaliação oral do IELTS
(2011) [Dissertação]Este trabalho investiga como os examinadores do exame de proficiência IELTS atuando no Brasil utilizam a grade de avaliação da entrevista oral do exame buscando os critérios focalizados para a tomada de decisão em relação ... -
Português como língua adicional e saúde : análise de materiais didáticos
(2021) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo analisar tarefas de compreensão oral e leitura em materiais didáticos de Português como Língua Adicional (PLA) para profissionais da saúde à luz da concepção dialógica da linguagem e da noção ... -
Português como língua adicional para fins específicos : preparação ao exame Celpe-Bras
(2018) [Dissertação]O exame Celpe-Bras foi elaborado por um grupo de especialistas que reconhecia que um exame de larga escala pode exercer o poder de causar mudanças no ensino (SCHLATTER, 2014) e que previa que transformações na abordagem ... -
Português língua adicional : progressão curricular com base em gêneros do discurso
(2012) [Dissertação]Este trabalho visa a refletir sobre como se pode organizar uma progressão curricular para o ensino de português como língua adicional (PLA) com base na noção bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN / ... -
Práticas de formação de professores de português língua adicional em um instituto cultural brasileiro no exterior
(2013) [Dissertação]Esta pesquisa tem por objetivo descrever como acontece a formação de professores de Português como Língua Adicional em um Instituto Cultural Brasileiro, situado na capital de um país sul-americano. Entende-se formação de ... -
Princípios para uma abordagem enunciativa na aquisição de segunda língua
(2013) [Dissertação]Esta dissertação tem por objetivo propor princípios enunciativos para o tratamento da aquisição de segunda língua (L2) em contexto escolar. Para isso, realizou-se, em primeiro lugar, um estudo acerca de diferentes perspectivas ... -
Processamento de língua natural e níveis de proficiência do português : um estudo de produções textuais do exame Celpe-Bras
(2013) [Dissertação]Este trabalho trata dos temas da proficiência em português como língua adicional e da detecção de padrões lexicais e coesivos a partir de um enfoque computacional, situando o tema em meio à descrição de textos produzidos ... -
Proficiência autoavaliada através de um questionário de histórico da linguagem
(2016) [Dissertação]Pesquisas com bilíngues e usuários de línguas adicionais utilizam diferentes medidas para avaliar proficiência no processo de seleção dos seus participantes. A proficiência linguística de um indivíduo pode ser medida através ... -
Proficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
(2019) [Dissertação]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência em Português como Língua Adicional integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ... -
O programa leitorado brasileiro: ensino e difusão da língua portuguesa
(2021) [Tese]Este estudo propõe a investigação e análise das principais características da Política do Programa Leitorado Brasileiro para o ensino e difusão da Língua Portuguesa. O Programa Leitorado Brasileiro vinculado ao Itamaraty, ... -
Proposta de macro e microestrutura para um dicionário bilíngue-ativo de locuções verbais : português/espanhol
(2010) [Dissertação]A importância da língua espanhola cresce cada vez mais no Brasil devido a interesses econômicos e culturais. Igualmente, o ensino do idioma, no país, aumenta na mesma proporção. Esse desenvolvimento do ensino e aprendizagem ...