Browsing Letters by Subject "Ensino e aprendizagem"
Now showing items 1-20 of 82
-
Abraçando a escola do mundo ao avesso : aproximação entre a literatura de Eduardo Galeano e a aula de espanhol como língua estrangeira no Brasil
(2015) [Dissertation]A presente dissertação pretende, ao fazer um percurso por parte da vida do autor uruguaio Eduardo Galeano, esclarecer questões, conceitos ou elementos referentes à sua obra que possam auxiliar professores de espanhol como ... -
Ações de promoção da pluralidade linguística em contextos escolares
(2014) [Thesis]Esta tese investiga como se articulam os espaços da diversidade linguística (DL) em contextos escolares, tomando por base a análise de ações de promoção da pluralidade linguística. O termo pluralidade linguística (PL), ou ... -
Ainda faz sentido escrever cartas? : uma experiência com ensino de gêneros na educação de jovens e adultos
(2009) [Dissertation]Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA, em uma escola pública da periferia de São Leopoldo/RS, região metropolitana de Porto ... -
Análise de um corpus de produção escrita em português por crianças e adultos indígenas bilíngues/monolíngues de Dourados/MS a partir da linguistíca de corpus
(2014) [Thesis]Com a finalidade de entender a origem das dificuldades apresentadas por crianças e adultos indígenas na produção de textos em português, surgiu a presente investigação. a partir da Linguística de Corpus. Para tanto, foi ... -
Aquisição do artigo definido em português como segunda língua por aprendizes coreanos
(2005) [Thesis]Os aprendizes de português como segunda língua ou língua estrangeira mostram dificuldades no processo de aquisição por vários motivos. Para coreanos, o sistema de artigos, entre outros fatores gramaticais, é um dos fatores ... -
Canção : letra e música no ensino de português como língua adicional - uma proposta de letramento literomusical
(2014) [Thesis]Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas materialidades, esta tese tem como ... -
Colaboração na produção escrita em segunda língua : uma proposta de revisão por pares para a aula de língua inglesa em uma escola com currículo bilíngue
(2016) [Thesis]Pesquisas têm indicado que o diálogo colaborativo poderia ser o lugar onde o uso da língua e a aprendizagem da língua poderiam coocorrer (SWAIN, 1997), tornando-se uma atividade social e cognitiva (SWAIN, 2000). A prática ... -
"Com a flecha engatilhada” : rap e textualidades indígenas descolonizando as aulas de literatura
(2017) [Dissertation]Este trabalho é compartilhamento de um processo de pesquisa que propõe a abordagem das literaturas indígenas (em seus diversos suportes) como possibilidades de descolonizar as representações acerca dos povos originários ... -
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
(2003) [Thesis]O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da ... -
A concordância verbal de terceira pessoa do plural na fala de crianças de uma creche comunitária de Porto Alegre : aprendizagem de uma regra variável
(2012) [Thesis]Com este estudo, meu objetivo é analisar os contextos linguísticos e sociais em que se dá a produção da desinência de concordância variável de terceira pessoa do plural na fala infantil. A amostra é constituída por dados ... -
A conscientização linguística como fundamento para uma abordagem plural no ensino de alemão-padrão em contextos de contato português-hunsrückisch
(2013) [Dissertation]Na década de 80, um programa intitulado Language Awareness (Conscientização Linguística) surgiu na Inglaterra a fim de contribuir com a aprendizagem da língua materna. Porém, logo em seguida, passou a ser integrado também ... -
Constituição e superação de momentos desconfortáveis em sequências de convites à participação : a construção do engajamento na fala-em-interação de sala de aula
(2010) [Dissertation]O presente trabalho examina a construção e a trajetória sequencial de momentos desconfortáveis (Erickson & Shultz, 1982) na fala-em-interação de salas de aula de português como língua adicional. A perspectiva teórico-metodológica ... -
Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
(2016) [Dissertation]O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço ... -
Construindo um espaço de vivência e aprendizagem na aula de inglês na EJA
(2011) [Dissertation]Partindo do pressuposto que aprender uma língua é aprender a usá-la e assim participar de práticas sociais que se fazem nessa língua, este trabalho compreende o ensino de inglês na escola como uma aula de letramento (Street, ... -
Da descrição dos usos da língua ao ensino da tradução : combinatórias textuais em língua alemã e implementação do ambiente VirtuaLern
(2010) [Thesis]Esta pesquisa descreve combinatórias textuais em torno de compostos nominais em língua alemã através da exploração dos corpora do banco de dados de coocorrências do Projeto Cosmas (Corpus Search, Management and Analysis ... -
Desenvolvendo a autonomia no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira : o auxílio dos dicionários monolíngues de espanhol
(2017) [Dissertation]A Lexicografia Hispânica monolíngue para falantes nativos tem mais a oferecer ao ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) do que se poderia pressupor. Sem dúvidas, a descrição da língua presente em ... -
Do ideal ao possível : The Crazy Car Story : um relato interpretativo de um projeto em língua inglesa na educação infantil
(2014) [Dissertation]Apresente pesquisa está inserida no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na Educação Infantil e vincula-se à área de Linguística Aplicada; apresenta o relato interpretativo da construção do projeto didático ... -
Do testemunho de uma experiência na linguagem para uma reflexão enunciativa sobre o fazer linguístico implicado em aprender e ensinar português como língua adicional
(2014) [Dissertation]Esta dissertação tem como escopo de análise a enunciação que ocorre em sala de aula de português como língua adicional. A configuração do corpus se dá em forma de um testemunho dado pela pesquisadora, que se colocou como ... -
Os efeitos da "fala gaguejada" na clínica de linguagem : um estudo enunciativo
(2013) [Dissertation]Esta dissertação, partindo da Clínica de Distúrbios de Linguagem, estuda, sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, os dizeres de um falante que apresenta “fala gaguejada”. Com isso, aposta na interlocução ... -
É na creche que se aprende a ir pra escola : um estudo sobre as orientações de letramento das crianças em uma creche comunitária na periferia de Porto Alegre
(2012) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo descrever as orientações de letramento das crianças de uma creche comunitária, localizada na zona norte de Porto Alegre, e analisar os eventos de letramento dos quais as crianças participam ...