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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorBarros, Rosangela Souza dept_BR
dc.date.accessioned2013-11-19T01:47:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/80677pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência Porto Alegrense – RS do Banco dos Brasileiros. Entende-se que influenciar, incentivar ou estimular os funcionários para atingirem os objetivos estratégicos propostos pelo Banco, agregando valor não só à organização, como também aos próprios funcionários, pode não ser uma tarefa muito fácil. Toda agência bancária possui desafios a serem superados, os quais são compostos pelas metas que cada uma delas deverá alcançar no final de um determinado período. Para que os funcionários se sintam incentivados e motivados a atingirem tais metas, o líder tem um papel importante. Assim sendo, no referencial teórico buscou-se trazer contribuições de autores de renome junto à vasta literatura especializada existente em torno do tema. Para isso conceituou-se liderança e comentou-se acerca das principais teorias sobre liderança. A seguir, conceituou-se motivação e colocou-se as mais importantes teorias a respeito de motivação. Como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Para que se atingisse o objetivo proposto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da agência investigada e, também, foi feita pesquisa documental. As respostas apresentadas aos questionamentos propostos foram compiladas e analisadas de acordo com o referencial teórico. Os resultados encontrados apontam para a preferência do grupo, em termos motivacionais, por um estilo de liderança que compartilhe a busca pelo alcance de metas, indicando a aproximação de um estilo Democrático de liderança, bem como características do estilo de líder Situacional, o qual agiria em conformidade com o perfil de cada liderado, tendo mais de uma forma de liderar e, ainda um estilo de liderança Carismática, onde o líder ao mesmo tempo em que comunica esperar um alto desempenho de seus liderados, acredita na capacidade dos mesmos, gerando desta forma autoestima e autoconfiança no grupo. Ao analisar-se a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência percebeu-se um decréscimo, nos períodos nos quais o estilo do líder aproximava-se do Autocrático, com características dominadoras e com ênfase somente no líder, desencadeando, desta forma, desmotivação e desânimo nos funcionários. Identificou-se ainda que a atuação do atual líder, com um estilo mais voltado à preferência dos funcionários, coincide com o período onde o alcance de metas da Agência começou a apresentar crescimento. Assim, em consequência da atuação do atual líder, é possível acreditar-se na continuidade da melhoria dos resultados da Agência, ficando evidenciada a relevância da liderança e a influência que o estilo de liderança causa nos liderados na busca pelo alcance de metas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho bancáriopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA influência da liderança no alcance de metas da agência porto alegrense do Banco dos Brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSawitzki, Roberta Cristinapt_BR
dc.identifier.nrb000902030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeirospt_BR


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