Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos ca ...
No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos causados pelo trabalho. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ponto de vista dos gestores do Banco Beta (BB), mais especificamente das agências de Tramandaí/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS a respeito da QVT, analisando o entendimento acerca do assunto e o que está sendo colocados em prática a esse respeito. Optou-se por uma abordagem qualitativa e o método escolhido foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada na região litorânea do Estado e as agências escolhidas são de estrutura e número de funcionários semelhantes. Em um primeiro momento analisou-se os dados primários obtidos por meio de perguntas abertas focadas no significado de QVT, projetos e participação, desafios e sugestões; e num segundo momento, com base nos dados secundários verificaram-se as Instruções Normativas (IN) da instituição pesquisada e seus reais objetivos. Ao término do trabalho, percebeu-se que há uma carência de informações e divulgação de QVT entre os gestores, bem como a falta de um entendimento mais sólido a respeito do tema por parte dos pesquisados, dificultando o implemento de novos projetos. Concluiu-se que a eficácia e o alcance dos objetivos da empresa quanto às ações de QVT são incertos, e sugere-se que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto, com uma amostra maior de pesquisados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License