Titulação escolar, condição de "elite" e posição social
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Tipo
Outro título
University titles, “elite” status and social position
Titulación escolar, condición de “elite” y posición social
Assunto
Resumo
O artigo tem como objetivo a apresentação de resultados do exame das relações entre titulação universitária, ocupação profissional e posição social no Brasil das últimas décadas. Utilizando como fonte de dados empíricos os microdados dos censos, é confrontada a titulação universitária com os destinos ocupacionais e o rendimento do trabalho principal. Conforme a hipótese geral, como os usos sociais da titulação universitária se inscrevem numa diversidade de mercados e de relações diferenciadas c ...
O artigo tem como objetivo a apresentação de resultados do exame das relações entre titulação universitária, ocupação profissional e posição social no Brasil das últimas décadas. Utilizando como fonte de dados empíricos os microdados dos censos, é confrontada a titulação universitária com os destinos ocupacionais e o rendimento do trabalho principal. Conforme a hipótese geral, como os usos sociais da titulação universitária se inscrevem numa diversidade de mercados e de relações diferenciadas com a estrutura de poder, por um lado ocorre o crescimento da proporção daqueles que têm alguma ocupação de “elite”, por outro, a forte polivalência nos usos da titulação universitária resulta também na grande quantidade dos que exercem alguma ocupação com rendimento inferior ao daqueles da categoria ocupacional correspondente ao título. A área de conhecimento tem pouca importância para tanto, ao contrário das possibilidades de usos da titulação em alguma função de comando ou abaixo da respectiva categoria profissional. ...
Abstract
The main goal of this paper is to present the results of an examination of the relations between university titles, professional occupation, and social position in Brazil in recent decades.Using census micro data as the source for empirical data, University degrees are confronted with occupational positions and with the income of the main job. According to this paper’s general hypothesis, since the social uses of university degrees are imbedded in a myriad of markets and differentiated relation ...
The main goal of this paper is to present the results of an examination of the relations between university titles, professional occupation, and social position in Brazil in recent decades.Using census micro data as the source for empirical data, University degrees are confronted with occupational positions and with the income of the main job. According to this paper’s general hypothesis, since the social uses of university degrees are imbedded in a myriad of markets and differentiated relations with the structure of power, on the one hand the proportion of those who have an “elite” occupation is growing. On the other hand, the strong diversity in the uses of university degrees also results in the large number of people holding an occupation with lower income to that of the occupational category corresponding to that degree. The field of knowledge has little relevance in this case, contrary to the possibilities of using such a title in a position of power or below that respective professional category. ...
Resumen
Este artículo tiene como objetivo la presentación de resultados del examen de las relaciones entre titulación universitaria, ocupación profesional y posición social en Brasil en las últimas décadas. Utilizando como fuente de datos empíricos los pequeños datos de los censos, es confrontada la titulación universitaria con los destinos ocupacionales y el rendimiento del trabajo principal. Según la hipótesis general, como los usos sociales de la titulación universitaria se inscriben en una diversid ...
Este artículo tiene como objetivo la presentación de resultados del examen de las relaciones entre titulación universitaria, ocupación profesional y posición social en Brasil en las últimas décadas. Utilizando como fuente de datos empíricos los pequeños datos de los censos, es confrontada la titulación universitaria con los destinos ocupacionales y el rendimiento del trabajo principal. Según la hipótesis general, como los usos sociales de la titulación universitaria se inscriben en una diversidad de mercados y de relaciones diferenciadas con la estructura de poder, por un lado ocurre el crecimiento de la proporción de aquellos que tienen alguna ocupación de “elite”, por otro, la fuerte polivalencia en los usos de la titulación universitaria resulta también en la grande cantidad de los que ejercen alguna ocupación con rendimiento inferior al de aquellos de la categoría ocupacional correspondiente al título. El área de conocimiento tiene poca importancia para tanto, al contrario de las posibilidades de usos de la titulación en alguna función de comando o debajo de la respectiva categoría profesional. ...
Contido em
Revista brasileira de educação. Campinas, SP. Vol. 15, n. 43 (jan./abr. 2010), p. 45-69
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Humanas (7225)
Este item está licenciado na Creative Commons License