Navegação Ciências Humanas por Autor "Dorneles, Beatriz Vargas"
Resultados 21-39 de 39
-
Um estudo dos conceitos numéricos iniciais em crianças inseridas no ambiente escolar da educação infantil
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro (2010) [Tese]Este trabalho teve como objetivo reconhecer a dinâmica do processo de desenvolvimento de conceitos numéricos iniciais, na interação entre adultos e crianças de 2 a 5 anos de idade, em dois ambientes escolares distintos. A ... -
Expressão escrita de estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : caracterização e intervenção
Pisacco, Nelba Maria Teixeira (2016) [Tese]A presente tese é composta por quatro estudos quali e quantitativos que investigaram a expressão escrita de estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) provenientes do ensino fundamental público ... -
Formação continuada de professores na área da matemática inicial
Souza, Eliane Kiss de (2014) [Tese]Essa tese tem como objetivo verificar se um programa de formação continuada de curta duração, para professores, melhora o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, em relações numéricas, quanto à composição ... -
A geometria da complexidade
Diligenti, Marcos Pereira (2006) [Tese]Esta tese consiste em um estudo sobre a concepção do conhecimento da Geometria nos cursos superiores de Arquitetura. Durante três semestres, desenvolvemos uma proposta de abordagem transdisciplinar no ensino da Geometria ... -
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: possíveis causas do insucesso
Silva, Karla Fernanda Wunder da (2007) [Dissertação]A presente Dissertação de Mestrado aborda o tema da Inclusão Escolar. É uma investigação que utiliza a abordagem qualitativa e elenca como problema de pesquisa as dificuldades que se apresentam na inclusão dos alunos com ... -
Mais... ou menos?... : a construção da operação de subtração no campo conceitual das estruturas aditivas
Justo, Jutta Cornelia Reuwsaat (2004) [Dissertação]Na perspectiva da Epistemologia Genética, a adição e a subtração são pertencentes a um mesmo gênero de operações, ou seja, às estruturas aditivas e, na Teoria dos Campos Conceituais, a adição e a subtração pertencem ao ... -
Mecanismos seletivos da escola pública : um estudo etnográfico na periferia de Porto Alegre
Dorneles, Beatriz Vargas (1986) [Dissertação]Este estudo etonográfico teve por objetivo identificar, nas práticas cotidianas da escola pública brasileira, os mecanismos internos existentes, responsáveis pelo fenômeno do fracasso escolar, que atinge quase 50% da ... -
Memória de trabalho em crianças e adolescentes com tdah e dificuldade ou transtorno na matemática
Rückert, Sarah Louise Sonntag (2012) [Dissertação]Nessa dissertação foi adotado o modelo de explicação do Transtorno de Déficit de AtençãoHiperatividade (TDAH) que prioriza o déficit da memória de trabalho como o seu núcleo. Os teóricos deste modelo apresentam evidências ... -
Metacompreensão da leitura : um estudo da competência e compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental
Silva, Silas Ferraz da (2012) [Dissertação]Este trabalho objetivou verificar a relação entre a compreensão da leitura e alguns dos processos envolvidos no ato de ler, tais como: a competência de leitura, a fluência verbal, o uso de estratégias metacompreensivas e ... -
Mosaico tecnológico na formação de conceitos sobre polígonos : um estudo sobre a lógica dos adolescentes
Sena, Rebeca Moreira (2014) [Tese]Nesta pesquisa buscou-se identificar os processos de elaboração e de reelaboração de conceitos relativos a polígonos, a partir de uma intervenção, de curta duração, com adolescentes, mediada por tecnologias digitais. A ... -
Números fracionários : a construção dos diferentes significados por alunos de 4ª a 8ª series de uma escola do ensino fundamental
Vasconcelos, Isabel Cristina P. (2007) [Dissertação]A presente pesquisa investiga a aquisição do conceito de número racional na sua representação fracionária. O estudo justifica-se devido ao alto índice de dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão do conceito ... -
Precursores do desempenho aritmético em crianças de 3º e 4º anos : da identificação à intervenção
Nogues, Camila Peres (2021) [Tese]A aprendizagem da matemática, e especificamente da aritmética, envolve diversas habilidades cognitivas que incluem tanto habilidades de domínio geral quanto de domínio específico. Conhecer quais habilidades melhor predizem ... -
Precursores do desempenho escolar em resolução de problemas
Lima, Elielson Magalhães (2021) [Tese]A presente tese tem como objetivo identificar as habilidades precursoras da resolução de problemas em estudantes de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, em duas cidades de regiões diferentes do Brasil, Arapiraca/AL (nordeste) ... -
Raciocínio quantitativo e compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos
Fidelis, Janaína Mota (2020) [Tese]O raciocínio quantitativo tem sido estudado como preditor do desempenho matemático. Ao mesmo tempo, a influência da compreensão leitora na matemática é pouco estudada na literatura, mas parece importante para a resolução ... -
Reflexões sobre a construção da operação de divisão em crianças de 1. e 2. séries de classes multisseriadas
Wallauer, Andréa (2006) [Dissertação]Esta dissertação expõe reflexões sobre o ensino da Matemática e tem como referencial teórico básico a Epistemologia Genética. O objetivo do trabalho é elucidar os conhecimentos sobre a operação de divisão que as crianças ... -
Resolução de problemas matemáticos aditivos : possibilidades da ação docente
Justo, Jutta Cornelia Reuwsaat (2009) [Tese]Que influência tem um programa de formação continuada dos professores em exercício na escola e um programa de ensino sobre o campo conceitual aditivo no desempenho dos alunos em problemas matemáticos aditivos? Para buscar ... -
A teoria histórico-cultural de L.S. Vygotsky : uma análise da produção acadêmica e científica no período de 1986-2001
Sarmento, Dirléia Fanfa (2006) [Tese]Esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como problema de investigação a questão: Como as temáticas pertinentes à Teoria Histórico-Cultural de L.S. Vygotsky, abordadas em artigos, dissertações e teses, produzidas no período ... -
Transcodificação numérica : relações com memória de trabalho, consciência fonêmica e desempenho matemático
Grösz, Mariele (2022) [Dissertação]A transcodificação numérica, ou seja, a habilidade de tradução de uma representação numérica, é uma habilidade básica precursora do desempenho em matemática e depende de um conjunto de competências, sendo a memória de ... -
Viagem a "Mojave-Óki!" : a trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos
Vieira, Nara Joyce Wellausen (2005) [Tese]O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de identificação das altas habi-lidades/superdotação em crianças da faixa etária de quatro a seis anos, consideran-do-se uma concepção de inteligência que evidencie ...