Evasão nos cursos técnicos de informática : a importância da motivação
dc.contributor.advisor | Doll, Johannes | pt_BR |
dc.contributor.author | Telles, Marcelo Josué | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-26T01:51:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/79659 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente o nível de ensino técnico expande-se e ganha importância, em virtude da crescente evolução tecnológica regional e mundial. Esta ampliação da rede de ensino visa suprir uma necessidade do mercado de trabalho, ao mesmo tempo é explorada como um ramo de negócio privado e foco para investimentos público (Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, 2007). Uma presente preocupação no cotidiano dos professores deste nível de ensino é a evasão escolar. O fraco comprometimento, baixo rendimento aliados a evasão escolar preocupam e exigem novas atitudes dos professores e instituições de ensino. Diante da importância em motivar alunos, serão pesquisados conceitos teóricos sobre o tema e analisadas situações reais de duas escolas. Este trabalho tem como objetivo conceituar teoricamente motivação e investigar aspectos do cotidiano escolar que influenciam na aprendizagem, evasão e estado motivacional dos alunos. Como resultado apresenta algumas atitudes a serem tomadas pelas instituições de ensino e professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently the level of technical education expands and grows in importance, due to the growing regional and global developments in technology. This expansion of the school aims to fill a need in the labor market, while operated as a branch of private business and focus for public investment (Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, 2007). A present concern in the daily lives of teachers of higher education is a dropout. The weak commitment, coupled with low-income school dropout concern and require new attitudes of teachers and educational institutions. Given the importance of motivating students, theoretical concepts will be surveyed on the topic of real situations and analyzed two schools. This paper aims to conceptualize motivation theory and research aspects of school life that influence learning, truancy and motivational state of students. As a result provides some actions to be taken by educational institutions and teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Technical education | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Dropout | en |
dc.title | Evasão nos cursos técnicos de informática : a importância da motivação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895476 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Informática na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)