Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorTelles, Marcelo Josuépt_BR
dc.date.accessioned2013-10-26T01:51:15Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79659pt_BR
dc.description.abstractAtualmente o nível de ensino técnico expande-se e ganha importância, em virtude da crescente evolução tecnológica regional e mundial. Esta ampliação da rede de ensino visa suprir uma necessidade do mercado de trabalho, ao mesmo tempo é explorada como um ramo de negócio privado e foco para investimentos público (Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, 2007). Uma presente preocupação no cotidiano dos professores deste nível de ensino é a evasão escolar. O fraco comprometimento, baixo rendimento aliados a evasão escolar preocupam e exigem novas atitudes dos professores e instituições de ensino. Diante da importância em motivar alunos, serão pesquisados conceitos teóricos sobre o tema e analisadas situações reais de duas escolas. Este trabalho tem como objetivo conceituar teoricamente motivação e investigar aspectos do cotidiano escolar que influenciam na aprendizagem, evasão e estado motivacional dos alunos. Como resultado apresenta algumas atitudes a serem tomadas pelas instituições de ensino e professores.pt_BR
dc.description.abstractCurrently the level of technical education expands and grows in importance, due to the growing regional and global developments in technology. This expansion of the school aims to fill a need in the labor market, while operated as a branch of private business and focus for public investment (Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, 2007). A present concern in the daily lives of teachers of higher education is a dropout. The weak commitment, coupled with low-income school dropout concern and require new attitudes of teachers and educational institutions. Given the importance of motivating students, theoretical concepts will be surveyed on the topic of real situations and analyzed two schools. This paper aims to conceptualize motivation theory and research aspects of school life that influence learning, truancy and motivational state of students. As a result provides some actions to be taken by educational institutions and teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectDropouten
dc.titleEvasão nos cursos técnicos de informática : a importância da motivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples