Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Sergiopt_BR
dc.contributor.authorCassol, Abel Perinazzopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-18T01:48:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79442pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado trata do tema da construção social de mercados alimentares alternativos no contexto das novas relações de produção e consumo contemporâneas. Especificamente, seu objetivo é demonstrar como o mercado alimentar da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS foi construído e problematizar questões em torno da qualidade, do papel do consumo e de como as relações de confiança são forjadas pelos atores sociais no interior deste espaço. Neste sentido, demonstra-se como agricultores familiares e consumidores do município compartilham valores sociais e culturais que orientam suas práticas econômicas e produtivas, através de referências e vínculos estabelecidos sobre um passado rural comum, justificando a busca pelos produtos da Feira pela sua origem “da roça” e construindo estratégias de atuação apoiadas na valorização de modos de vida tradicionais/coloniais. Por sua vez, demonstra-se que a construção da qualidade dos alimentos vendidos neste espaço, está associada a valores culturais que reconhecem e valorizam meios e modos de vida “simples”, que dispensam maior atenção e “cuidado” na produção de alimentos “frescos” e saudáveis.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses the issue of the social construction of alternative food markets in the context of the new contemporary relations of production and consumption. Specifically, its objective is to demonstrate how the food market of the Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS (Small Farmer Fair) was built and problematize issues around quality, the role of consumption and how the trust relationships are forged by social actors within this space. In this sense, it is shown as family farmers and consumers of the municipality share social and cultural values that guide its economic and productive actions by providing references and links established through a common rural past, justifying the search for products Fair by reference of its farmers’ origin and building operation strategies supported in the valuation of traditional/colonial ways of life. In turn, we show that the construction quality of food sold in this space, is associated with cultural values that recognize and value means and “simple” ways of life, which dispense greater attention and "care" in food production “fresh” and healthy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlternative food networksen
dc.subjectFeira do Pequeno Produtor de Passo Fundo (RS) (pt_BR
dc.subjectSocial markets constructionsen
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectTrusten
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdução agrícolapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleRedes agroalimentares alternativas : mercados, interação social e a construção da confiançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900224pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples