O escoamento de soja de Mato Grosso para exportação : uma análise de integração espacial de mercados e dos impactos da redução dos custos de transporte
dc.contributor.advisor | Feijó, Flavio Tosi | pt_BR |
dc.contributor.author | Tardelli, Bruno Leonardo Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-15T01:49:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/79121 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação está dividida em dois artigos que explorarão os custos internos de transporte da soja no Brasil. Os artigos estudam as condições de deficiência de escoamento da soja brasileira para exportação. Neste sentido, o primeiro artigo avalia os gargalos existentes no trajeto entre o estado do Mato Grosso – maior produtor brasileiro –, e o porto de Santos – maior ponto de exportação da soja proveniente do Mato Grosso. Os resultados indicam que a precariedade rodoviária do estado do Mato Grosso e o excessivo uso do modal rodoviário poderiam representar significativos entraves à competitividade mundial da soja brasileira. Já o segundo analisa o efeito do impacto de melhorias no sistema de transporte brasileiro sobre a cultura de soja no Brasil sobre os Estados Unidos e Argentina, bem como sobre os principais importadores. Este artigo abarca inúmeras variáveis de interesse, como exportações, produção, demanda por soja, preços locais, preços mundiais. De modo geral, verificou-se que a predominância do modal rodoviário no escoamento do grão, bem como a precariedade deste, poderiam ser impeditivos à expansão da soja no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis is divided into two articles that explore the internal costs of transporting soybeans in Brazil. Articles studying the conditions of deficiency flow of Brazilian soybeans for export. In this sense, the first article evaluates the existing bottlenecks in the path between the state of Mato Grosso - Brazil's largest producer - and the port of Santos - the largest export point of soy from Mato Grosso. The results indicate that the road precarious state of Mato Grosso and the excessive use of railroads could represent significant barriers to global competitiveness of Brazilian soybeans. The second analyzes the effect of the impact of improvements in the transport system on the Brazilian soybean crop in Brazil over the United States and Argentina, as well as on the main importers. This article covers several variables of interest, such as exports, production, demand for soybeans, local prices, world prices. In general, it was found that the prevalence of road transportation on the flow of grain, and the instability of it, could be impediments to the growth of soybean in Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Soybean | en |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Costs of internal transport | en |
dc.subject | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject | Export | en |
dc.subject | Exportação | pt_BR |
dc.subject | Análise de custos | pt_BR |
dc.subject | Mato Grosso | pt_BR |
dc.title | O escoamento de soja de Mato Grosso para exportação : uma análise de integração espacial de mercados e dos impactos da redução dos custos de transporte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Mattos, Leonardo Bornacki de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000897601 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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