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dc.contributor.advisorHenkin, Heliopt_BR
dc.contributor.authorVanzetta, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-15T01:49:08Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79099pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar o papel da distribuição de seguros por bancos (bancassurance) no mercado segurador brasileiro. A união dos dois mercados se deu a partir de 1967, quando toda a cobrança relativa a seguros passou a ser obrigatoriamente executada através da rede bancária, proporcionando a estes uma farta captação de recursos para a atividade principal da instituição: a concessão de crédito. A partir de então, o movimento de convergência entre os dois negócios só aumentou, através de fusões e aquisições de bancos e seguradoras, com marcos históricos importantes, como a constituição de 1988 que estabeleceu a vinculação do setor securitário ao Sistema Financeiro Nacional, ao lado das instituições bancárias. Atualmente, a atratividade da venda de seguros para os bancos continua muito grande. Com a concessão de crédito já tendo atingido um grande patamar junto ao público bancarizado, os bancos estão buscando a ampliação de suas receitas através de outros produtos e serviços. Dentre eles, seguros ocupa lugar de destaque. Para a execução da pesquisa, foram analisados indicadores econômicos, financeiros e sociais de diversos órgãos que aglutinam e estratificam dados sobre o mercado securitário e bancário nacional e internacional. Além disso, foram abordados marcos teóricos relativos à estratégia empresarial e competitiva, bem como a crescente participação dos bancos no mercado segurador. Por fim, foram expostos resultados qualitativos obtidos através das entrevistas, onde foi discutida a aplicação prática das decisões estratégicas que norteiam as posicionamentos das empresas envolvidas neste mercado, além das diferenças entre as formas de distribuição de seguros no mercado brasileiro. Apoiado pelo fenômeno da bancarização e na capilaridade da rede bancária, o bancassurance tem relevante papel na massificação de seguros junto à população. Como efeito, este mercado apresenta crescimento superior ao observado na economia brasileira, passando de uma participação inferior a 2% em 1994 para mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) no início da presente década. A decisão da instituição financeira pela venda de seguros passa pela estratégia de diversificação do portfólio de produtos, com o objetivo de cobrir os seus custos através de produtos e serviços complementares à intermediação financeira, havendo diferenças entre bancos proprietários de seguradoras e bancos que realizam parcerias com seguradoras terceiras atuando apenas na distribuição. Um ponto fundamental do bancassurance é a proteção do patrimônio dos clientes, evitando a retirada de recursos da instituição financeira para a reposição do bem sinistrado, e a fidelização de clientes no longo prazo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the role of the distribution of insurance by banks (bancassurance) in the Brazilian insurance market. The union of the two markets occurred after 1967, when the entire collection related to insurances started to be done, mandatorily, through the banking network, thereby providing a rich fundraising for the institution's main activity: lending. Since then, convergence movement between the two businesses only grew through mergers and acquisitions of banks and insurance companies, with major historical milestones, such as the 1988 constitution that established the linkage of the insurance industry to the nation’s financial system, along with banking institutions. Currently, the attractiveness of selling insurance for banks remains very high. With the extension of credit already reached a great level with the bank going public, banks are seeking to expand their revenue through other products and services. Among them, insurances occupy a leading place. To carry out the research, we analyzed the economic, financial and social indicators of various bodies that bind and stratify data on the insurance and bank market national and international. Moreover, theoretical frameworks were addressed relating to business and competitive strategy, as well as the increasing participation of banks in the insurance market. Finally, qualitative results obtained from the interviews were exposed, where they discussed the practical application of strategic decisions that guide the positioning of the companies involved in this market, and the differences between the types of insurance distribution in the Brazilian market. Backed by the phenomenon that is banking and the stratification of the banking network, the bancassurance has a relevant role in the popularization of insurance among the population. In effect, this market presents a superior growth in comparison to the Brazilian economy, starting with participation percentage of less than 2% in 1994 to more than 5% of Gross Domestic Product (GDP) at the beginning of this decade. The decision by the financial institution to start selling insurance goes through the strategy of diversifying product portfolio, in order to cover its costs through products and services that are complementary to financial intermediation, when having differences between banks that own insurances companies and banks that have partnerships with insurance companies acting only in distribution. A key point of bancassurance is the protection of client’s assets, avoiding the withdrawal of funds from the financial institution for the replacement of a lost asset as well, and maintaining customer loyalty in the long run.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInsurance companiesen
dc.subjectSeguropt_BR
dc.subjectBanksen
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectBancassuranceen
dc.subjectSeguradorapt_BR
dc.subjectBankingen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO papel dos bancos na evolução do mercado segurador brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000898167pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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