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dc.contributor.advisorBeck, Fabio de Limapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Adrea Simone Cantopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-12T01:52:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79052pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo sobre infância e identidade ribeirinha na ilha de Cotijuba, Belém do Pará – Amazônia Oriental, tendo como eixo metodológico a interpretação dos desenhos e a fala das crianças sobre a infância e os processos de construção da identidade articuladas ao tema desenvolvimento, mais especificamente sobre a ruralidade. De certa maneira, tentar compreender as formas de socialização das crianças por meio da constituição de suas identidades e participação no contexto do lugar. O objetivo era identificar componentes que influem sobre o processo de construção da identidade das crianças ribeirinhas da ilha de Cotijuba, a partir das vivências oferecidas pelos processos da educação formal e não formais promovidas pelo ambiente socioespacial em que residem e sua relação com o rural. Observa-se, nas últimas décadas, uma mudança significativa no que se refere ao povoamento e o surgimento de nova lógica de reprodução econômica e social, comércio e atividades de lazer. Isso gerou novas estratégias no sistema de produção familiar, novas relações sociais, transformando o contexto do lugar e implicando na constituição da identidade das crianças. A problemática central reside em compreender como a identidade das crianças está se constituindo em meio a essas transformações do espaço rural, com as ruralidades e urbanidades presentes nesse lugar.pt_BR
dc.description.abstractThis is a study of childhood and identity in the riverine island of Cotijuba, Belem do Para - eastern Amazon, with its central methodological interpretation of children's drawings and talk about childhood and the processes of identity construction articulated the theme development, more specifically on rurality. In a way, trying to understand the forms of socialization of children through the establishment of their identities and participation in the context of the place. The objective was to identify components that influence the process of identity construction of children's riverine island of Cotijuba, from the experiences offered by the processes of formal and non formal environment promoted by socio-where they reside and their relationship with the countryside. It is observed in recent decades, a significant change with regard to settlement and the emergence of new logic of economic and social reproduction, commercial and leisure activities. This led to new strategies in the system of household production, new social relations, transforming the context of place and implying the formation of the identity of children. The central problem lies in understanding how the identity of children is forming in the midst of such transformations of rural areas, with ruralities urbanities and gifts there.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectDentityen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectRuralen
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleA construção da identidade da infância na Amazônia Ribeirinha : Ilha de Cotijuba Belém - Parápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMaciel, Carlos Alberto Batistapt_BR
dc.identifier.nrb000896791pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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