A construção do suspense narrativo em 'A órfã', de Jaume Collet-Serra
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe-se a analisar o rico diálogo interdisciplinar estabelecido entre a obra cinematográfica A órfã, de Jaume Collet-Serra (2009), e o conto literário, conforme idealizado e produzido por Edgar Allan Poe. Partindo da identificação, no texto fílmico, de elementos narrativos tradicionalmente associados ao gênero literário, procuraremos demonstrar que, embora não seja uma adaptação de obra literária, o filme vale-se de estratégias emprestadas da literatura na construção de su ...
O presente trabalho propõe-se a analisar o rico diálogo interdisciplinar estabelecido entre a obra cinematográfica A órfã, de Jaume Collet-Serra (2009), e o conto literário, conforme idealizado e produzido por Edgar Allan Poe. Partindo da identificação, no texto fílmico, de elementos narrativos tradicionalmente associados ao gênero literário, procuraremos demonstrar que, embora não seja uma adaptação de obra literária, o filme vale-se de estratégias emprestadas da literatura na construção de sua narrativa de suspense, aproximando-se, dessa forma, do suspense cinematográfico de Alfred Hitchcock (Indrusiak, 2009). Assim, ao relacionar-se, a um só tempo, com a tradição do suspense cinematográfico e com a tradição teórico-crítica do conto literário, A órfã se insere em um seleto grupo de obras que elevam o diálogo interdisciplinar entre literatura e cinema a novos patamares de sofisticação. ...
Abstract
The present paper addresses the rich interdisciplinary relationship between the film Orphan, directed by Jaume Collet-Serra (2009) and the literary short story as idealized and written by Edgar Allan Poe. Beginning with the identification in the film of narrative elements usually associated to the literary genre, we aim at demonstrating that, though it is not an adaptation of a literary work, the film resorts to literary strategies for the construction of its suspense narrative, dialoguing with ...
The present paper addresses the rich interdisciplinary relationship between the film Orphan, directed by Jaume Collet-Serra (2009) and the literary short story as idealized and written by Edgar Allan Poe. Beginning with the identification in the film of narrative elements usually associated to the literary genre, we aim at demonstrating that, though it is not an adaptation of a literary work, the film resorts to literary strategies for the construction of its suspense narrative, dialoguing with Alfred Hitchcock’s suspense (Indrusiak, 2009). Therefore, by establishing relations with both the tradition of suspense film and the theoretical and critical tradition of the literary short story, Orphan joins a select group of works that bring the interdisciplinary dialogue between literature and cinema to higher levels of sophistication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License