Avaliação do estado de conservação das escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por escopo a avaliação do estado de conservação das escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para o estudo foram selecionadas 11 escolas municipais escolhidas de forma aleatória do conjunto de escolas de Porto Alegre. Para a análise dos componentes foi elaborado um manual de levantamento do existente em escolas, o qual contém os principais elementos de uma escola padrão, ou seja, piso externo, janelas, portas, fachadas, telhados, etc. A coleta de dados ...
O presente trabalho tem por escopo a avaliação do estado de conservação das escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para o estudo foram selecionadas 11 escolas municipais escolhidas de forma aleatória do conjunto de escolas de Porto Alegre. Para a análise dos componentes foi elaborado um manual de levantamento do existente em escolas, o qual contém os principais elementos de uma escola padrão, ou seja, piso externo, janelas, portas, fachadas, telhados, etc. A coleta de dados foi feita através de visitas técnicas, que contaram além do preenchimento das planilhas com uma memória fotográfica. O detalhamento dos elementos construtivos analisados se deu pelo minucioso processo de coleta de dados somados a croquis, quando estes se fizeram necessários e esclarecedores. Os elementos que foram avaliados pelas planilhas do manual de levantamento são: telhados, muros, fachadas, forros, pisos internos, pisos externos, portas, janelas e paredes internas. Foram definidos fatores de intensidade de danos (FI) e fatores de relevância para os elementos construtivos considerados. Em função destes parâmetros foi elaborada uma expressão que exprime o grau de conservação das escolas analisadas, ordenando-as através deste grau. Somando a isso, são relacionadas às condições de entorno das edificações, como temperatura, umidade do ar, amplitude térmica, níveis de poluição (medidos pela região do bairro) e outros não menos importantes. Com base nas análises realizadas, uma série de considerações e sugestões foram apresentadas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5892)
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