Gestão da produção : integração entre o planejamento e controle da produção e a gestão da qualidade
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Na indústria da construção civil, o crescente nível de exigências dos clientes e a busca das empresas construtoras por se manterem competitivas no mercado têm estimulado as mesmas a realizar programas de melhorias, tais como a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade e a estruturação de sistemas de planejamento e controle da produção. Apesar desses sistemas estarem sendo cada vez mais inseridos na cultura das empresas, a importância da integração entre os mesmos ainda não ...
Na indústria da construção civil, o crescente nível de exigências dos clientes e a busca das empresas construtoras por se manterem competitivas no mercado têm estimulado as mesmas a realizar programas de melhorias, tais como a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade e a estruturação de sistemas de planejamento e controle da produção. Apesar desses sistemas estarem sendo cada vez mais inseridos na cultura das empresas, a importância da integração entre os mesmos ainda não é totalmente entendida pelos gestores das mesmas. De fato, há evidências na literatura de que a falta de integração entre estes dois sistemas restringe a eficácia dos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo propor diretrizes para integração entre o planejamento e controle da produção e a gestão da qualidade. Foi realizado um estudo em uma empresa construtora-incorporadora envolvida na construção de empreendimentos habitacionais voltado para público de baixa renda, localizada em Porto Alegre - RS. Inicialmente foi realizado um diagnóstico de ambos os sistemas de Gestão da Qualidade e de Planejamento e Controle da Produção, os quais são baseados, respectivamente, na norma ISO 9001 e no Sistema Last Planner de Controle da Produção. Contudo, na análise conjunta das Planilhas de Verificação da Qualidade (PVQ) e dos planos de curto prazo, observou-se que não havia uma adequada integração entre estes sistemas. Por um lado, nem todos os pacotes de trabalho definidos no plano de curto prazo podiam ser avaliados pelo Sistema de Qualidade da Empresa dentro do ciclo semanal. Por outro lado, mesmo os pacotes que poderiam ter sido verificados tinham a sua conclusão apontada nos sistema de controle sem que houvesse a verificação da qualidade. Com base neste diagnóstico, foram propostas algumas diretrizes, relacionadas aos seguintes tópicos: (a) alinhamento na definição dos pacotes de trabalho do plano de curto prazo, e dos itens de avaliação das planilhas de verificação da qualidade; (b) utilizar uma linguagem semelhante, simples e objetiva, que permita a utilização das ferramentas de controle de forma conjunta; (c) adotar o mesmo ciclo de controle para ambos os sistemas; (d) discutir nas reuniões de planejamento semanal, com todos os envolvidos com as atividades, tópicos sobre as verificações da execução dos serviços; (e) utilizar um indicador que indique a quantidade de pacotes de trabalho concluídos com qualidade; e (f) registrar e analisar as causas das não conformidades detectadas pelo sistema da qualidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License