Sistemas de distribuição : proposta de solução de redução do volume de devoluções em uma distribuidora de bebidas
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com o aumento da competitividade, empresas buscam se diferenciar como forma de atrair mais clientes e reduzir os custos. A excelência do nível de serviço é um dos principais indicadores para atrair e manter a fidelidade dos clientes. A logística tem um papel essencial para atingir a excelência nesse indicador, entregando o que foi solicitado, no momento e local corretos. Este trabalho tem como objetivo a proposição de solução para redução do volume de devoluções de mercadorias em uma distribuid ...
Com o aumento da competitividade, empresas buscam se diferenciar como forma de atrair mais clientes e reduzir os custos. A excelência do nível de serviço é um dos principais indicadores para atrair e manter a fidelidade dos clientes. A logística tem um papel essencial para atingir a excelência nesse indicador, entregando o que foi solicitado, no momento e local corretos. Este trabalho tem como objetivo a proposição de solução para redução do volume de devoluções de mercadorias em uma distribuidora de bebidas situada na grande Porto Alegre. A partir da revisão bibliográfica referente a processos logísticos de distribuição, contextualiza a logística, bem como a logística reversa. Ainda dentro da revisão da literatura, descreve o processo de distribuição no geral e especificamente do mercado de bebidas dando ênfase a gestão do transporte do mesmo. Realiza uma estratificação dos tipos de decisões que podem ser tomadas na gestão do transporte a fim de caracterizar possíveis pontos de atenção para o realizar o objetivo do trabalho. No desenvolvimento do trabalho, apresenta-se a empresa objeto do estudo de caso e descreve-se a distribuição de bebidas na mesma. É mostrado que dentro das decisões operacionais existem três indicadores importantes, devolução, jornada de trabalho e aderência ao tracking. Foi analisado os dados da empresa, mostrando que um dos maiores problemas na devolução era a falta de tempo para realizar as entregas, focando assim na roteirização das rotas. Observou-se a falta de calibração do sistema com as variáveis externas e propôs como sugestão de melhoria um plano de ação para que os dados retirados do campo a partir da ferramenta do tracking alimente o sistema de roteirização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5750)
Este item está licenciado na Creative Commons License