Comunicação organizacional e ofertas de imagem-conceito : a Unimed Poa em seu blog IBE
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)con ...
Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual imagem a Unimed PoA pretende construir através de seu blog Índice de Bem-Estar - IBE –, e quais estratégias de comunicação são empregadas para isso nesse ambiente. O estudo busca refletir também sobre as noções de comunicação organizacional, identidade, relações entre sujeitos nas redes sociais e imagem-conceito, bem como pensar o ambiente dos blogs como potência para a comunicação organizacional estratégica e como local de construção/(re)contrução de imagem-conceito. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das postagens selecionadas como corpus deste trabalho. Foram analisadas 36 postagens realizadas pela Unimed PoA em seu blog no ano de 2012, sendo três de cada mês. O estudo evidencia que a organização Unimed Porto Alegre, em seu blog, apresenta clara intenção de construir a imagem-conceito de Organização Cuidadora, preocupada com seus públicos. Além disso aciona os subconceitos de Unimed Orientadora, Informativa, Competente, Doadora, Ecologicamente Correta e Homenageadora. As principais estratégias de comunicação empregadas para gerar tais ofertas de imagem são o uso de testes (em formato de perguntas e respostas), links, e/ou downloads para complementar as informações contidas nos textos e o uso de questionamentos para gerar reflexão. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License