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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorAssis, Luiz Guilherme dept_BR
dc.date.accessioned2013-09-03T01:47:52Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77619pt_BR
dc.description.abstractO marketing de certa forma está presente em todos os momentos de nossas ações. Na comunicação pessoal, profissional e nas rotinas diárias. Tornou-se uma peça fundamental para atingir os objetivos traçados pelas empresas. O estudo tem a finalidade de analisar e entender este marketing, com foco no marketing esportivo, aprofundando mais os assuntos relacionados ao patrocínio esportivo no vôlei, particularmente o patrocínio do banco AB à Seleção Brasileira de Vôlei Indoor. O banco AB é uma das instituições financeiras que mais investe no esporte, patrocina a seleção de vôlei nacional, masculina e feminina, em todas as categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). As seleções de vôlei do Brasil lideram atualmente o ranking mundial, masculino e feminino, tanto na modalidade indoor quanto na areia. Outra finalidade deste estudo é compreender melhor o interesse das empresas no patrocínio esportivo. Entender esta ferramenta que atualmente vem recebendo crescente investimento, que populariza a sua utilização para atingir suas metas estabelecidas. Que consegue mexer com sentimentos das pessoas, a adrenalina, a alegria, a conquista, a vibração e principalmente a emoção. Para a obtenção das informações necessárias, de forma a atingir o resultado esperado deste estudo foi a entrevista junto aos funcionários e clientes do banco AB e dados secundários, obtidos junto ao Relatório Anual 2010, deste banco. A entrevista foi de natureza exploratória, que tem como objetivo aproximar o pesquisador do fenômeno para que este familiarise-se com as características e peculiaridades do tema a ser explorado. A abordagem foi qualitativa que proporciona melhor visão e compreensão dos fatos. A entrevista foi constituída em profundidade com roteiro semi-estruturado, com perguntas abertas que proporcionam aos entrevistados respostas mais livres e não condicionadas a uma padronização de alternativas. Os resultados obtidos foram que a partir da parceria firmada entre o vôlei e o banco AB, o vôlei brasileiro deu um salto de qualidade, em todos os aspectos. Foi um marco na história deste esporte no Brasil. Que o marketing esportivo desenvolvido pelo banco AB, como forma de fortalecer sua marca e rejuvenescer sua clientela foi acertada. Proporciona visibilidade a sua marca no âmbito nacional e internacional. Concluiu-se então, que o investimento do banco AB no marketing esportivo é um sucesso, contribue de forma substancial nos resultados de imagem e financeiros auferidos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.titlePatrocínio à Seleção Brasileira de Vôlei contribuiu para o fortalecimento da marca do Banco AB?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPetroll, Martin de La Martinièrept_BR
dc.identifier.nrb000896036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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