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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorDala Rosa, Leandro Césarpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-30T01:47:29Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77545pt_BR
dc.description.abstractA manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes tem se mostrado uma diretriz altamente eficaz para fidelização e consequente rentabilização dos mesmos. No mercado bancário essa estratégia se faz perceber mais que em outros ramos pois os produtos e serviços oferecidos entre empresas concorrentes possuem pouca ou nenhuma diferenciação e a preferência do consumidor acaba sendo conquistada em função da relação que ele possui com a empresa. As inovações trazidas pela Tecnologia da Informação aliadas às pesquisas da área de Marketing possibilitaram o surgimento de sistemas de gerenciamento do relacionamento com os clientes, o CRM. O conjunto dessas informações são utilizadas para gestão do relacionamento com os clientes. A instituição bancária estudada neste trabalho iniciou recentemente a implantação de um sistema de CRM para potencializar seus resultados. O objetivo deste trabalho é verificar a percepção dos funcionários da empresa em relação às funcionalidades e vantagens trazidas por este sistema. O trabalho foi desenvolvido inicialmente com a pesquisa à bibliografia pertinente aos temas que envolvem o sistema, seu histórico, contexto e viabilidade das aplicações. Na sequência, a realização de uma pesquisa com usuários do sistema que avaliou qualitativa e quantitativamente sua percepção em relação às funcionalidades, aplicações e a convergência entre o novo sistema e os objetivos de rentabilização e fidelização de clientes propostos pelo banco. Os resultados alcançados apresentam uma percepção positiva do público pesquisado em relação aos atributos gráficos e funcionais do programa, inclusive as vantagens que o mesmo agrega no que diz respeito ao apoio na busca dos resultados esperados pela instituição. A defasagem no tempo de resposta e as ocorrências frequentes de inoperância que o programa apresenta foram identificadas como pontos negativos na percepção dos funcionários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.titleA percepção dos usuários de um sistema de CRM adotado por uma instituição bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSteffanello, Marinêspt_BR
dc.identifier.nrb000895139pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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