Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação ...
A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License