Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Re, Cesar Augusto Tejerapt_BR
dc.contributor.authorDonin, Joelpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-29T01:47:21Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77432pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisa quais fatores influenciam a satisfação e motivação no trabalho dos funcionários do Banco Alfa em Medianeira-PR, analisando a percepção da qualidade do clima organizacional considerando o perfil dos colaboradores. O método de pesquisa é um estudo de caso, com caráter qualitativo e descritivo, tendo sido escolhida a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Como técnica de coleta de dados foi aplicado questionários a quatorze colaboradores da agência em estudo. Para a interpretação dos dados, adotou-se basicamente o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”, uma vez que, possibilitou uma melhor interpretação dos resultados em razão dos questionamentos tratarem-se de questões abertas. Os resultados são apresentados em dez Categorias Iniciais, quatro Categorias Intermediárias e duas Categorias Finais, que são: “Fatores Motivadores e Fatores Higiênicos”. Os resultados obtidos apontam que os Fatores Motivadores “Realização profissional e O gosto pelo trabalho” e os Fatores Higiênicos “Estabilidade e Remuneração” são os que mais influenciam positivamente na satisfação e motivação dos servidores. Em contrapartida, os Fatores Higiênicos “Condições de Trabalho, Comunicação e Burocracia” e os Fatores Motivadores “Produtividade e Reconhecimento Profissional” são os que mais geram insatisfação no trabalho. Os resultados também indicam falhas na política de recursos humanos por parte da organização, que precisam ser revistas para propiciar condições para o aumento da satisfação e motivação dos servidores. São apresentadas sugestões (algumas dos próprios funcionários) para a melhora do clima organizacional e consequente motivação. O estudo sugere que seja procedida uma posterior ampliação de enfoque, para contemplar todos os funcionários da Agência do Banco Alfa de Medianeira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleO que motiva os funcionários do Banco Alfa? : um olhar sobre a agência Medianeira-PRpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000894552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples