Endomarketing : uma visão estratégica de comunicação
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Data
2011Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
As empresas têm um grande desafio nesse novo século: “é o momento de reinvenção” frente à competitividade acirrada (Brum, 1995). Especialmente no caso do varejo de negócios financeiros, é preciso adotar estratégias que garantam aumento no nível de excelência. Segundo Gronroos (1995), uma das formas mais eficazes de desenvolver uma equipe para competição de mercado é através da estratégia de um plano de endomarketing na empresa, onde é disseminado uma cultura de serviços, com ações internas de d ...
As empresas têm um grande desafio nesse novo século: “é o momento de reinvenção” frente à competitividade acirrada (Brum, 1995). Especialmente no caso do varejo de negócios financeiros, é preciso adotar estratégias que garantam aumento no nível de excelência. Segundo Gronroos (1995), uma das formas mais eficazes de desenvolver uma equipe para competição de mercado é através da estratégia de um plano de endomarketing na empresa, onde é disseminado uma cultura de serviços, com ações internas de desenvolvimento da equipe, baseada na comunicação e conhecimento do trabalho. A caracterização do processo de comunicação interna, assim como, os fatores da satisfação dos funcionários são tratados pelo endomarketing como desafios para motivação, valorização do cliente interno, os “funcionários”. O presente trabalho aborda este tema através de uma pesquisa quantitativa, cujo objetivo geral é investigar as formas de comunicação interna na empresa, sua influencia para motivação da equipe, satisfação do cliente interno (funcionários). A metodologia de pesquisa utilizada foi a Survey, via aplicação de questionário a uma equipe do setor de análise de investimentos de longo prazo, pertencente ao departamento CSO – Centro de Suporte Operacional do Banco Crediart. Nota-se que, em geral, o cliente interno está interessado na informação como forma de compartilhar os objetivos da empresa, utiliza-se de todos os canais disponíveis na empresa para atualizações das informações corporativas. Os resultados apontam ainda para o grande interesse dos funcionários em seu desenvolvimento profissional via cursos e treinamentos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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