Gestão de risco em instituição bancária : uma avaliação sobre a análise de crédito
View/ Open
Date
2011Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Gestão de Riscos, tema base deste trabalho, é um processo em evolução e a cada dia é mais utilizado, tendo papel fundamental como meio de minimizar perdas e aprimorar o desempenho das empresas. No Setor Financeiro a Gestão de Riscos tem a função de contribuir com a consolidação e com a rentabilidade das instituições. Em uma instituição financeira a Gestão de Riscos é realizada em várias instâncias e com a utilização de várias ferramentas, nas agências uma ferramenta comumente utilizada é a An ...
A Gestão de Riscos, tema base deste trabalho, é um processo em evolução e a cada dia é mais utilizado, tendo papel fundamental como meio de minimizar perdas e aprimorar o desempenho das empresas. No Setor Financeiro a Gestão de Riscos tem a função de contribuir com a consolidação e com a rentabilidade das instituições. Em uma instituição financeira a Gestão de Riscos é realizada em várias instâncias e com a utilização de várias ferramentas, nas agências uma ferramenta comumente utilizada é a Análise de Crédito dos Clientes - ANC. Assim o objetivo geral deste trabalho é analisar a Gestão de Riscos no Banco América com enfoque para a Análise de Crédito. Nesta perspectiva foi realizada revisão de bibliografia e foram entrevistados funcionários do Banco América – Agência Guarapuava. Através da análise do resultado das entrevistas e com base nas referências bibliográficas verifica-se que a gestão de risco é um processo imprescindível para o sistema financeiro, sendo que no Banco América as ações envolvem todas as instâncias da instituição. Também se verifica que os bancos estão expostos a uma grande variedade de riscos em constante evolução, sendo o risco de crédito um dos principais, pois, está relacionado diretamente aos negócios das instituições financeiras. Quanto à análise sobre o uso do sistema análise de crédito, percebe-se que a ferramenta é amplamente utilizada pelos funcionários, é confiável e seu resultado é extremamente dependente da qualidade das informações dos cadastros dos clientes; e ainda como sugestões para seu aprimoramento estão às capacitações continuadas dos funcionários, a incorporação de informações qualitativas e aprimoramento do processo de cadastro dos clientes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License