Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Tainara Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:47:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77302 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão tem como tema a docência compartilhada (DC) no estágio obrigatório da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos centrais deste estudo são: a experiência de docência compartilhada no estágio docente, do curso de Pedagogia da UFRGS, incide na formação de alunos/as estagiários/as da EJA? Que possibilidades e desafios essa prática pode proporcionar a professores/as em formação? A metodologia de pesquisa centrou-se na entrevista semiestruturada e foi subsidiada pelos textos de Silveira (2007) e Andrade (2012). Realizei quatro entrevistas com alunas que vivenciaram essa prática em seus estágios obrigatórios. Utilizei a análise de conteúdo para pensar o material empírico produzido, ancorada em Bardin (2011) e Szymanski (2002). Foram organizadas cinco categorias de análise, operando centralmente com os conceitos de DC e EJA. Percebi que é importante: aprender a trabalhar em grupo; reconhecer e exercitar múltiplas perspectivas; permitir-se silenciar e respeitar o posicionamento do outro no exercício da docência. Diferentemente de outras experiências de DC, nos casos estudados o compartilhamento da docência se deu, na maioria das vezes, entre estagiários/as. Constatei, assim, que a DC é uma alternativa importante na formação docente, pois se vivencia de outro modo o processo de ensinoaprendizagem, qualificando a experiência e contribuindo para novas formas de organização pedagógica e de trabalho na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Docência compartilhada no estágio obrigatório na EJA : possibilidades e desafios na formação do/a professor/a | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000896104 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)