A literatura infantil sob a ótica dos estudos culturais
dc.contributor.advisor | Trindade, Iole Maria Faviero | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Lisiane Borges de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:47:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77301 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco o repertório de literatura infantil ofertado durante o estágio docente para uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Na seleção do material, encontram-se livros nacionais e internacionais, nos quais são problematizadas histórias infantis produzidas entre os séculos XVIII e séc. XXI, a partir dos Estudos Culturais. O objetivo do trabalho consistiu em desnaturalizar aspectos que parecem ser evidentes nas narrativas analisadas, ao problematizar as ações dos personagens a partir das narrativas de autores e ilustradores. Para tanto, contou com o embasamento teórico de Silveira (1998) sobre o discurso e a dicotomia maniqueísta, de Hall (1997), sobre a virada cultural e a virada linguística, de Veiga-Neto (2002), Fischer (2001) e Pimentel Filho (2007) e Vasconcelos (2007) sobre os conceitos de discurso e de metanarrativas, ancorados em Foucault. A metodologia utilizada segue a sequência da desconstrução, unitarização, e categorização, descritas por Moraes (2003), a qual propiciou a seleção das seguintes unidades de análise: tempo, malandragem, “nem tudo que parece é” e humanização. O trabalho reconhece diversas leituras que podem ser realizadas a partir dessas unidades de análise e que as mesmas podem auxiliar na construção de significados para os alunos em processo de alfabetização, para além do que está explícito na decodificação da leitura. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil sob a ótica dos estudos culturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895847 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Pedagogia (1442)