O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Marchioro, Kelli Cristine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:46:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77296 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundas do estágio curricular obrigatório no 7º semestre do curso de Pedagogia, com relação aos sentidos da EJA. O objetivo geral do estudo é aprofundar a compreensão sobre o que é a EJA para os discentes. Para tanto, desenvolveu-se revisão teórica e estudo empírico, para delinear aspectos da produção de sentidos sobre EJA neste contexto. Na revisão teórica, valeu-se de estudos sobre linguagem, a partir de Bakhtin (1997) Smolka (2004) e Souza (2012); sobre marcos regulatórios da EJA, do Parecer de Jamil Cury (Brasil, 2000); para caracterização dos sujeitos da EJA, dos estudos de Comerlato (2001), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Almeida (2003) e Gheno (2012). A metodologia se configura como pesquisa exploratória. Foi instrumento de coleta de dados principal entrevistas semiestruturadas, realizadas com os alunos das turmas T1, T2 e T3 de uma mesma instituição de ensino e fundamentadas em Albuquerque e Souza (2012). Foi também realizada pesquisa documental com levantamento de dados obtidos na escola sobre o público. As entrevistas apontam relações entre o expresso pelos alunos e o mundo do trabalho, o reingresso na escola, o acesso e permanência e perspectivas de futuro. Espera-se que a reflexão sobre os sentidos da EJA auxilie na formulação de estratégias, tanto de gestão, quanto de aprendizagem, mais condizentes com o público atendido pela modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.title | O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895845 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1370)