Sentidos da escola para jovens e adultos surdos

View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesse trabalho, busco entender e problematizar alguns sentidos da escola para determinados jovens e adultos surdos, bem como conhecer aspectos da cultura e da comunidade surda. No decorrer da Graduação de Pedagogia, tive experiências que me questionaram em relação a essa temática, e por isso tento entender os sentidos que levam este grupo social a retomar os estudos. Tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunos surdos de turmas T2, T3 e T4 de Educação de Jovens e Adul ...
Nesse trabalho, busco entender e problematizar alguns sentidos da escola para determinados jovens e adultos surdos, bem como conhecer aspectos da cultura e da comunidade surda. No decorrer da Graduação de Pedagogia, tive experiências que me questionaram em relação a essa temática, e por isso tento entender os sentidos que levam este grupo social a retomar os estudos. Tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunos surdos de turmas T2, T3 e T4 de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola de Porto Alegre e análise das respostas obtidas, desenvolvi este trabalho. Utilizei Zigmund Bauman (2001) para sustentar a compreensão adotada sobre o conceito de comunidade, e pesquisadores do campo dos Estudos Surdos, como Adriana da Silva Thoma (2011), Maura Corcini Lopes (2007) e Liliane Ferrari Giordani (2003) e Anie Pereira Goularte Gomes (2011) para pensar sobre as noções de Comunidade e Cultura Surda. Os sentidos da escola para os entrevistados apontam para a busca de seus semelhantes, querendo participar e aprender a ler, escrever, sinalizar entre outros. Concluo então que o sentido principal do retorno à escola refere-se ao compartilhamento da cultura surda, embora outros sentidos comuns ao público da EJA, também tenham sido identificados. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
