Dezenove poemas desengonçados... dezenove alunos que acharam graça : um estudo sobre recepção em leitura
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Fleck, Roberta Guerra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T01:46:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77277 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho analisa que razões levaram à escolha absoluta, e consequente aquisição, da obra Dezenove Poemas Desengonçados de Ricardo Azevedo, por crianças de um quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Tais alunos, na época, participavam da pesquisa interinstitucional (UFRGS/ULBRA/UFPEL), coordenada pela professora Dra. Rosa Maria H. Silveira (UFRGS), intitulada “Literatura Infantil - um estudo sobre leituras de obras selecionadas com leitores dos anos iniciais”. Tal projeto visava investigar a recepção dos alunos frente a um conjunto de obras do acervo do Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PBNE/2011). Para responder à questão orientadora do estudo, esta pesquisa, de cunho etnográfico, vale-se dos referenciais de Regina Zilbermann (1995/2005), Rosa Maria H. Silveira (2013), Marisa Lajolo (1995), entre outros do campo da Literatura Infantil. A interpretação dos dados produzidos pela citada pesquisa ocorre por meio da análise de: gravação de vídeo, atividades escritas e questionário com questões sobre as sessões de leitura realizadas com cada um dos livros de diferentes gêneros. Alguns apontamentos possíveis: 1) a exploração prévia em sala de aula, anterior ao projeto, do gênero poesia, 2) a visão das crianças sobre a poesia como uma obra aberta e 3) a influência do humor presente nesta coletânea, indicam a preferência dos alunos pelo gênero poema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.title | Dezenove poemas desengonçados... dezenove alunos que acharam graça : um estudo sobre recepção em leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000895893 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)