Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorMartinelli, Diego da Silva Pintopt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:27Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77260pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de geometria analítica em ambientes informatizados. Objetivou-se articular as representações algébricas e geométricas utilizando o software winplot, bem como uma conexão entre a Geometria Analítica e a Geometria Espacial (sólidos de revolução) para a elaboração das atividades. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que procura articular pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura de trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. No que se refere às conclusões da experimentação, verificou-se que o ensino de matemática com o uso de tecnologias é válido para auxiliar os alunos na aprendizagem da geometria analítica, de modo a articular as representações geométricas e algébricas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work the research and creation of a didactic proposal for the teaching of analytic geometry in computerized environments. Aimed to articulate the algebraic and geometric representations using the software winplot as well as a connection between the Analytic Geometry and Spatial Geometry (solid of revolution) for the preparation of activities. The research was conducted with students of the third year of high school, in a public school in Porto Alegre. We used a research methodology Didactic Engineering, which seeks to articulate research and didactic action, and provide an organization structure work. The sequence of activities was prepared in accordance with the theory of records Representation Semiotics Raymond Duval. With regard to the conclusions of the trial, it was found that the teaching of mathematics with the use of technologies is valid to assist students in learning of analytic geometry, in order to articulate the geometric and algebraic representations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidatic engineeringen
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectSemiotic representation registersen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectAnalytic geometryen
dc.subjectrepresentação semioticapt_BR
dc.subjectWinploten
dc.titleGeometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples