Alfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizado
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com o uso de histórias em quadrinhos impressas e o uso do software HagáQuê, para a criação de histórias por alunos de uma turma de 2º ano de uma escola estadual da zona sul de Porto Alegre/RS. O objetivo é analisar a prática pedagógica envolvendo a produção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado a fim de refletir sobre a potencialidade do uso dos recursos de laboratórios de informática para qualificar e significar a alfabe ...
O presente trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com o uso de histórias em quadrinhos impressas e o uso do software HagáQuê, para a criação de histórias por alunos de uma turma de 2º ano de uma escola estadual da zona sul de Porto Alegre/RS. O objetivo é analisar a prática pedagógica envolvendo a produção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado a fim de refletir sobre a potencialidade do uso dos recursos de laboratórios de informática para qualificar e significar a alfabetização e letramento. As principais referências à luz das quais realizamos a análise, tratam dos conceitos de alfabetização e letramento, aprendizagem significativa, desenvolvimento da criança e tecnologia, pelos autores Soares, Ausubel, Vigotsky e Moran, respectivamente. Os recursos metodológicos para o levantamento de dados foram: a) observação em sala de relatos de histórias lidas em material impresso; b) observação de leituras na tela do computador; c) coleta de histórias em quadrinhos produzidas no software HagáQuê. Pela análise realizada, constatou-se que as crianças estão em diferentes níveis de desenvolvimento e que a construção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado pode propiciar uma ocasião de expressão das ideias próprias de cada aluno, o que dá significado às produções e proporcionam um sentimento de satisfação com o material de sua autoria. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License