Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77250pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso apresento discussões e reflexões a respeito da educação matemática para surdos, através da análise de entrevistas com três profissionais, dois ouvintes e um surdo, de escolas comuns de surdos e de ouvintes, duas públicas e uma particular. Os entrevistados foram questionados quanto a sua inserção como professores de alunos surdos, sua formação, as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas por eles e a criação e utilização de sinais próprios da matemática visando o ensino dessa disciplina para alunos surdos. De posse desses dados, organizo-os em cinco grupos temáticos (a cultura visual dos surdos, criação de sinais, conhecimento da língua de sinais, identificação com outro surdo e grupos menores) e faço discussões acerca das estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos sujeitos entrevistados. O aporte teórico consiste de estudos sobre as filosofias educacionais para surdos, identidade surda, cultura surda, etnomatemática e educação matemática.pt_BR
dc.description.abstractIn this work I show discussions e reflections about mathematics education for deaf, based on the analysis of interviews with three different professionals, one deaf and two hearing, common schools for deaf and for hearing, two publics and one private. The interviewed are questioned about your insertion as deaf students’ teachers, their degrees, the didactical and methodological strategies used by them and the creation and use of signs created specifically for mathematics in middle and high school, used by them during the classes. With these data, I organize them in five different thematic groups (the visual culture of the deaf, creating of signs, knowledge of sign language, identification with another deaf and sma0l0ler groups of students) and make discussions about the strategies used by the interviewed subjects. The theoretical basis of this work consists of studies about the educational philosophies for deaf, deaf identity, deaf culture, etnomathematics and mathematical education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectLIBRASen
dc.titleEstratégias didático-metodológicas utilizadas no ensino de matemática para alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895765pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples