Gestão de marcas nas mídias sociais digitais : as estratégias das marcas Spoleto e Gina
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de gestão de marcas adotadas pela empresa Gina, após a repercussão da fanpage Gina Indelicada no Facebook, e pela rede de franquias Spoleto após a publicação de um vídeo no Youtube satirizando o atendimento no ponto de vendas. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, produção de sentido e gestão de marcas dentro e fora das mídias sociais, como Perotto (2007), Sampaio (2002), Naran ...
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de gestão de marcas adotadas pela empresa Gina, após a repercussão da fanpage Gina Indelicada no Facebook, e pela rede de franquias Spoleto após a publicação de um vídeo no Youtube satirizando o atendimento no ponto de vendas. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica recorrendo a autores que abordassem o conceito de marca, produção de sentido e gestão de marcas dentro e fora das mídias sociais, como Perotto (2007), Sampaio (2002), Naranjo (2000), Jenkins (2009) e Terra (2010). Os procedimentos metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, compreenderam pesquisa documental na web, em busca de notícias, matérias publicadas em blogs, os sites das marcas analisadas, a fanpage Gina Indelicada no Facebook e o vídeo do canal Porta dos Fundos no Youtube satirizando o atendimento da Spoleto. Por fim, realizou-se análise exploratória das estratégias adotadas por cada empresa, buscando compreender como as marcas podem se beneficiar dos conteúdos publicados sobre elas nas mídias sociais sejam eles positivos ou negativos. Chegou-se à conclusão de que, conforme apontam alguns dados teóricos, as empresas que agem de maneira amigável e buscam parcerias com estes criadores de conteúdos, possuem maiores chances de obter retornos satisfatórios. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
Lista de vídeos
Este item está licenciado na Creative Commons License